Leitura Bíblica: Romanos 8.23-25
Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação; porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam (Tg 1.12).
Sempre que nos encontrarmos em situações difíceis, devemos buscar a orientação de Deus. Muitas vezes as soluções vêm da forma mais improvável e inesperada. Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar nos trabalhos em sua pequena fazenda. Um dia, seu capataz trouxe a notícia de que um dos cavalos havia caído num velho poço abandonado. O poço era muito profundo e seria extremamente difícil tirá-lo de lá. O fazendeiro foi rapidamente até o local do acidente e avaliou a situação, certificando-se de que o animal não havia se machucado. Mas, diante da dificuldade de retirar o animal do poço e em razão do alto custo da operação, achou que não valia a pena investir no resgate. Tomou, então, a difícil decisão: determinou ao capataz que sacrificasse o animal, jogando terra no poço até enterrá-lo ali mesmo. E assim foi feito: comandados pelo capataz, os empregados começaram a lançar terra para dentro do buraco, de forma a cobrir o cavalo. Mas, à medida que a terra caía em seu dorso, o animal a sacudia e ela ia se acumulando no fundo do poço, possibilitando assim que o cavalo fosse subindo. Logo os homens perceberam que o cavalo não se deixava enterrar e que, ao contrário, estava subindo à medida que a terra enchia o poço, até que, finalmente, conseguiu sair.
Podemos dizer que até a ação do inimigo e das dificuldades podem nos ajudar. O inimigo tenta jogar sobre nós a terra do desânimo. Tenta matar nossos sonhos e planos colocando barreiras em nosso caminho. Mas Deus nos ajuda e nos fortalece. Quanto mais somos perseguidos, mais somos fortalecidos. No lugar de nos fixarmos nos problemas, devemos buscar uma solução. No lugar de nos entregarmos à derrota, com a ajuda e orientação de Deus, caminhemos para a vitória. No lugar de deixarmos os problemas pesarem sobre as nossas costas, façamos deles escada para ir mais alto e seguir adiante.
Levante-se e siga mais fortalecido.