Leitura bíblica: Isaías 51.3-5
Assim também agora vós tendes tristeza; mas outra vez vos verei; o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém poderá tirar (Jo 16.22).
Não estou sozinho. Esta frase pode não fazer sentido para muitos que, mesmo vivendo cercados de pessoas, vivem no mundo da solidão. Um domingo à tarde li no Facebook de uma senhora que, mesmo tendo filhos e netos, disse: “Estou só, já não tenho ninguém, todos se afastaram de mim”. Também vemos vários adolescentes trancados em seus quartos, em seu mundo digital de solidão pessoal. Não querendo tentar apontar de quem é a culpa, fato é que mesmo quem não tem passado pelo sentimento de solidão extrema tem vivido em muitos momentos o sentimento de que foram abandonados ou desprezados. Num mundo de busca por likes e visualizações, até mesmo pessoas com grandes méritos têm sido desprezadas e sentem solidão.
Mas, mesmo diante desta situação tão difícil que vivemos, podemos ainda afirmar: Não estou sozinho. Nunca estaremos sozinhos, há sempre uma esperança, pois Deus está conosco. Se você crê no Senhor, se você é filho de Deus, não precisa andar ou lutar sozinho. A graça de Deus é uma presença marcante, traz paz e renova as forças. Com Deus, vencemos o medo, não nos importamos com as críticas, deixamos de ser tão sensíveis e preocupados com o que os outros pensam a respeito de nós.
Diga não à solidão, lembre-se que perto está o Senhor. Viva com esperança e com a coragem de quem é filho de Deus. Não estamos perdidos, muito menos abandonados. Mesmo que por algum momento nos sintamos tristes e sejamos desprezados, buscando a presença de Deus logo somos renovados, logo temos o sentimento alterado e uma nova alegria vem sobre nós. Deus se compadece de nós. Ele transforma o deserto da solidão em jardim. No lugar do som do lamento e tristeza ouvimos vozes de exultação, alegria e louvores. O Espírito de Deus habita em nós e enche nosso coração de uma paz que ninguém pode tirar. Temos uma alegria que vem de Deus, ele é um amigo verdadeiro que não nos abandona.
Com Deus vencemos a solidão.