Leitura bíblica: Filipenses 4.4-9
Tu, pois, ó SENHOR dos Exércitos, que provas o justo e esquadrinhas os afetos e o coração (Jr 21.12a).
São tantas as emoções e sentimentos diferentes que temos no decorrer do dia. Muitos pensamentos bons e ruins. Precisamos aprender a controlar as emoções senão seremos controlados por elas. Precisamos educar o coração, sintonizá-lo nos bons sentimentos. “Educar a emoção para fazer das pequenas coisas um espetáculo aos olhos. Fazer de cada momento uma vivência mágica. Desvendar as coisas lindas, singelas e ocultas que nos rodeiam. Descobrir o sabor da água, a brisa no rosto, o aroma das flores, o balançar das folhas sob a orquestra do vento. Ver com os olhos do coração. Aprender a ser rico sem ter grande soma de dinheiro. Ser alegre mesmo sem grandes motivos. Viver suavemente, ainda que sobrecarregado com responsabilidades” (Augusto Cury).
Nossos sentimentos são diretamente afetados pelos nossos pensamentos. Para ter bons sentimentos devemos alimentar o coração com bons pensamentos. Paulo recomenda: “tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento” (Fp 4.8). Como educar e controlar as emoções? Paulo diz que devemos compartilhar nossos pensamentos com Deus por meio da oração. “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças” (Fp 4.6).
Alegrai-vos no Senhor, sempre no Senhor. Este é o remédio para curar os conflitos internos. A satisfação que encontramos na presença de Deus nos dá o equilíbrio necessário para a vida. Como podemos nos alegrar no Senhor? Buscando o Senhor, seguindo o ensino de Paulo que diz: “O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fp 4.9).
Para o cristão, a paz é o sentimento que prevalece.