Leitura bíblica: 1Pedro 4.10-11
Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne; sede, antes, servos uns dos outros, pelo amor (Gl 5.13).
Certa vez em uma reunião com alguns adolescentes foi pedido a um deles para ajudar seu amigo. Ele respondeu: Eu não sou obrigado a fazer isso. Vendo esta infeliz declaração, o conselheiro lhe disse: Você não é obrigado a servir as pessoas, servir é algo que fazemos por amor. Por amor podemos suportar a dor, realizar os maiores sacrifícios e superar as dificuldades. Conta-se que num acampamento para refugiados no coração da África havia muitas crianças feridas, abandonadas e sem esperança nenhuma de vida. Sofriam pela fome, sede e falta de afeto. A única atenção que recebiam era a dos missionários. Certo dia, apareceu por ali um jornalista que fazia uma matéria sobre as guerras e os seus estragos. Foi ao acampamento e acompanhou o trabalho de uma dessas missionárias durante um dia inteiro. À noite, já esgotado pelo cansaço, calor e, principalmente por ver tanto sofrimento e dor, o jornalista disse à missionária: Eu não faria o trabalho que a senhora faz nem que me dessem todo o dinheiro do mundo. Ela olhou para ele com ternura e respondeu: Eu também não. Não faria isso por dinheiro nenhum. Faço este trabalho por amor a Deus e a todos estes que sofrem.
Servir é um privilégio que só pode ser compreendido quando motivado por amor. Quando reconhecemos o tanto que fomos e somos amados por Deus aprendemos que amar o próximo é um pequeno gesto de gratidão. Quem ama a Deus ama também o seu próximo. O amor nos ensina a servir sem buscar reconhecimento e muito menos fazer algo em busca de dinheiro. O amor nos ensina a servir pelo reconhecimento da necessidade do próximo, quem ama se compadece e quer ajudar.
Invista no amor e no serviço ao próximo. Viver de forma egoísta buscando a satisfação pessoal só vai nos fazer mais vazios e infelizes. Viver para agradar a Deus e servir ao próximo vai nos fazer pessoas realizadas.
Sejamos influenciados pelo amor.