Leitura bíblica: Mateus 23.23-27 E agora, por que te demoras? Levanta-te, recebe o batismo e lava os teus pecados, invocando o nome dele (At 22.16). A patroa mandou a empregada lavar um copo. Ela saiu e voltou com o copo cheio de manchas. A patroa olhou e perguntou: Mas você não lavou o copo? Ela respondeu: Lavei sim, senhora, lavei por fora. O Rev. Samuel Barbosa comenta esta história dizendo: “Aqui me lembrei do profeta Jeremias: Lava o teu coração da malícia, ó Jerusalém, para que sejas salva! Até quando hospedarás contigo os teus maus pensamentos? (Jr 4.14). E também do que disse o próprio Cristo: Fariseu cego! Limpe primeiro o interior do copo e do prato, para que o exterior também fique limpo (Mt 23.26)”. Bela aplicação do Rev. Samuel a esta boa história. É interessante que só foi possível enxergar que o copo estava mal lavado, porque ele era transparente. Podia ser visto por dentro e por fora. Está aí uma coisa que precisamos ser. Precisamos ser mais transparentes. Geralme...
Leitura bíblica: Jó 23.1-10 Mas ele sabe o caminho por onde ando; se me colocasse a prova, sairia como o ouro (Jó 23.10). Como reagimos diante das dificuldades? Ficamos em silêncio e deprimidos? Reclamamos, contando para outras pessoas os nossos problemas? Oramos, colocando diante de Deus a nossa queixa? Diante das decepções da vida e dos problemas que enfrentamos, devemos sempre, em primeiro lugar, falar com Deus através da oração. Jó era um homem sábio e, no tempo de grande aflição, lamentou sua situação. É certo que nos momentos difíceis não devemos fingir que nada está acontecendo. Jó disse palavras duras a Deus. Timothy Keller diz algo importante sobre isso: “Devemos lembrar que, mesmo quando Jó está dizendo coisas das quais se arrependerá mais tarde, ele ainda está orando. Sim, ele se queixa e chora — mas para Deus”. Nos vales, na depressão, nos momentos de medo e desespero, devemos clamar a Deus. O sofrimento não deve nos afastar de dele. No sofrimento, devemos nos aproximar de ...