Leitura Bíblica: 2 Coríntios 2.14-17
O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate (Pv 15.13).
Existe muita preocupação com a aparência. Por isso muitas pessoas vão até as academias, compram roubas bonitas e usam maquiagens. Mas sabe qual a melhor forma de cuidar da aparência? É cuidando do coração. A expressão do rosto revela muito mais do que nosso envelhecimento, ela revela nossos sentimentos e nosso caráter. Nossa expressão revela quem realmente somos. É uma representação de nós. John Marks Templon ilustra este assunto dizendo: “A Mona Lisa não se tornou conhecida pela sua beleza, nem pela infâmia da sua história, mas apenas pela expressão eterna no seu rosto. Na Última Ceia, de da Vinci, os rostos dos apóstolos são os que contam a lenda - a falta de fé de João, a ira de Pedro e o medo de Judas”.
Não importa o quanto forçamos um sorriso ou tentamos disfarçar a nossa maldade. Está na cara, está visível a qualquer pessoa, seja nossa raiva ou amor, seja nossa preguiça ou disposição. Seja o que estiver no coração é transmitido por nossa expressão facial.
Por isso repito: única e melhor forma de cuidar da aparência é cuidando do coração. Só quem busca a Deus, quem tem prazer em conhecê-lo e andar em seus caminhos, pode exalar o bom perfume de Cristo. Só quem realmente teme a Deus, que confessa seus pecados, pode dar um verdadeiro testemunho de um viver piedoso. Mais do que roupa de crente, vocabulário de crente, música de crente, é importante um semblante sereno de alguém que vive como crente. É através do constante andar com Deus que começamos a imitar seus passos. Desta forma, nossa aparência não é uma maquiagem e sim, uma realidade.
Paulo falando a Timóteo ressaltou que muitas pessoas iriam parecer piedosos, mas na realidade era uma falsa piedade. Veja 2Timóteo 3.5: “Tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes”. Seu conselho é que devemos fugir destes. E acrescento que também devemos fugir de ser um destes.
Os olhos são a janela da alma.