Leitura Bíblica: Deuteronômio 10.17-21
Naquele dia, o Renovo do SENHOR será de beleza e de glória; e o fruto da terra, orgulho e adorno para os de Israel que forem salvos (Is 4.2).
Um célebre pintor, que tinha realizado vários trabalhos de grande beleza, convenceu-se, certo dia, de que ainda lhe faltava pintar a sua obra prima. Em sua procura por um motivo, numa poeirenta estrada, encontrou um idoso pastor que lhe perguntou para onde se dirigia. Não sei, respondeu o pintor. Quero pintar a coisa mais bela do mundo. Talvez o senhor possa me orientar. É muito simples - disse o pastor: Na igreja você achará o que procura. A fé é a mais bela coisa do mundo. Prosseguiu viagem o pintor. Mais tarde, perguntou a uma jovem noiva se sabia qual a coisa mais bela do mundo. O amor - respondeu ela - O amor torna os pobres em ricos, suaviza as lágrimas, faz muito do pouco. Sem amor, não há beleza. Continuou ainda o pintor a sua procura. Um soldado exausto cruzou o seu caminho, e quando o pintor lhe fez a mesma pergunta, respondeu: A paz é a mais bela coisa do mundo. A guerra a coisa mais feia. Onde você encontrar a paz, fique certo de que encontrará a beleza.
Fé, amor e paz. Como poderei pintá-las? - pensou tristemente o artista. Meneando a cabeça desanimado, tomou o rumo de casa. Ao entrar em sua própria casa, deu com a coisa mais bela do mundo. Nos olhos dos filhos estava a fé. O amor brilhava no sorriso de sua esposa. E aqui, em seu lar, havia a paz de que lhe falara o soldado. Realizou assim o pintor o quadro “A coisa mais bela do mundo”. E, terminando-o, chamou-o “LAR”.
A coisa mais bela do mundo é poder ter uma família abençoada. É poder dizer: “Eu e a minha casa serviremos ao Senhor” (Js 24.14b). Quando temos a nossa casa edificada na rocha que é Jesus, somos abençoados. Realmente é muito difícil pintar a coisa mais bela do mundo, pois a maior beleza está em Deus e não em qualquer objeto material. Deus é espírito e só podemos desfrutar do mais belo através de nossa vida espiritual, de nossa vida de oração e piedade diante de Deus.
Viva a beleza de Cristo.