Pular para o conteúdo principal

Desconfie

Leitura Bíblica: 2Coríntios 11.1-6

Não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus (Pv 4.14).

Nossa tendência em acreditar sempre nas pessoas pode ser perigosa. É claro que não devemos desconfiar de tudo e de todos. Mas precisamos tomar cuidado com a confiança cega. Confiar sem pensar, sem analisar ou questionar. Principalmente em relação a alguma decisão nova e importante que temos que tomar. Não é preciso ter pressa. Sair dizendo concordo para tudo e assinando contrato sem ler.

Conta uma fábula que um lobo, muito ferido por mordidas de cachorros, repousava doente e muito machucado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha, que ia passando por perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um regato que corria ao lado dela. Assim, - falou o lobo - se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento. Claro, - respondeu a ovelha - se eu levar água para você, você sem dúvida fará de mim uma provisão de comida também.

Existem muitos lobos com palavras mentirosas tentando enganar quem conseguir. Precisamos buscar sabedoria para discernir e reconhecer as armadilhas dos maus. Maior sabedoria ainda precisamos para entender que, pior do que ser atacado e ferido pela maldade dos outros, é ser influenciado pelo conselho dos maus. Provérbios 4.14, diz: “Não vá aonde vão os maus. Não siga o exemplo deles” (NTLH). Em nosso texto base, Paulo fala de uma grande preocupação que tinha: “Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo” (2Co 11.3). Sua preocupação era que eles se afastassem da verdade bíblica, influenciados por falsos ensinos. Quando isso acontece o prejuízo é muito grande, pois ao serem deixados os valores apresentados nas escrituras, logo se começa a preencher o pensamento com o que não é bom. Estejamos atentos às armadilhas perigosas. 


Confie na verdade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr