Pular para o conteúdo principal

Matando a fome

Leitura Bíblica: 2 Reis 4.38-41

Estão chegando os dias, declara o Senhor, o Soberano, em que enviarei fome a toda esta terra; não fome de comida nem sede de água, mas fome e sede de ouvir as palavras do Senhor (Am 8.11).

Eliseu estava ensinando um grupo de pessoas em Gilgal. O tempo foi passando e a fome chegou. Eliseu então deu a seu servo uma tarefa muito difícil, fazer comida para eles. Era tempo de escassez de alimento e o seu obediente servo saiu a procurar no campo alguns legumes. A pressa, junto com a falta de alimento na região, fez com que ele fosse descuidado, pegando uma fruta que podia matar por envenenamento. “Ao procurar por ingredientes para o ensopado em lugares mais distantes do campo por causa da fome, é possível que ele tenha colhido uma planta desconhecida, colocíntidas. Aproximadamente do tamanho de uma laranja, esse fruto tinha um sabor amargo” (Bíblia de Genebra). Sem saber, o servo fez a comida e, quando provaram, sentiram o gosto amargo e começaram a gritar para Eliseu: “Morte na panela”. Eliseu pediu um pouco de farinha, misturou na comida e o cozido já podia ser comido sem perigo.  

Tanto a falta de apetite como a fome em excesso podem gerar problemas graves. Quem não quer comer ou quem não tem apetite acaba morrendo de inanição. O que tem muita fome, muito desejo, pode, de forma precipitada, acabar comendo veneno. O servo de Eliseu foi descuidado quando saiu em busca de alimento. Como temos matado a nossa fome? Jesus disse que ele é o verdadeiro alimento. Temos nos alimentado de Cristo e sua Palavra ou temos buscado preencher o vazio de nossa alma com o primeiro alimento que encontramos pela frente? 

Uma das fábulas de Esopo conta que “uma pomba sedenta viu uma taça de água pintada num quadro. Tomando-a como verdadeira, arremessou-se contra o quadro, fazendo um grande ruído com as asas. O que aconteceu? Quebrou as asas e caiu ao chão onde foi pega por um transeunte”. Quando tentamos nos alimentar com algo que apenas parece ser verdadeiro alimento, quando, como esta ave, somos atraídos por uma imagem que parece, mas não é real, o máximo que vamos conseguir é quebrar a cara. 


Precisamos nos alimentar da verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 10 -  https://a.co/d/8yl1vJY Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr