Leitura Bíblica: Isaías 40.1-5
Lembra-te destas coisas, ó Jacó, ó Israel, porquanto és meu servo! Eu te formei, tu és meu servo, ó Israel; não me esquecerei de ti (Is 44.21).
Sabemos que mesmo em um mundo de tantas possibilidades, limitamos nossa vida. Poderíamos fazer muito mais. Não sei se é por preguiça ou falta de fé, nos contentamos com muito pouco. Podemos fazer muito mais, ser mais criativos e andar por caminhos diferentes. Li um texto de autor desconhecido, com o título Tentar Vale a Pena, que dizia: “E se nos habituássemos a pensar grande? E se lêssemos mais, nos informássemos mais, fizéssemos mais e reclamássemos menos? E se falássemos menos, ouvíssemos mais, ampliando o conhecimento de nós próprios a partir do entendimento generoso daqueles que nos cercam e impactam nossa vida? E se criássemos mais? E se copiássemos menos? E se percebêssemos que nunca é tarde para começar, muito menos para recomeçar? E se começássemos tudo isso agora? Tenha a certeza: valeria a pena”.
Muito do tempo que poderíamos desfrutar, apenas contemplando tantas bênçãos ao nosso redor, gastamos observando defeitos nas coisas e pessoas. Muito do tempo que poderíamos usar para o bem é desperdiçado na prática do mal. Como consequência disso, ficamos tristes, deprimidos e cada vez mais sem motivação. Precisamos lembrar que o tempo é um presente de Deus. Que privilégio é poder viver um único dia. E Deus tem nos abençoado por vários anos. Portanto, tentar vale a pena. Tentar fazer o bem, tentar se superar, tentar ser hoje melhor do que ontem. Sim, vale a pena começar e, se preciso, recomeçar.
Mesmo que a situação seja adversa, mesmo em meio a oposição e ao sofrimento, devemos caminhar. O povo de Israel, quando foi levado ao cativeiro, foi humilhado, explorado, estava sem esperança. É nessas condições que, confiante na profecia da libertação do cativeiro, o povo se manteve ativo. Hoje o que mais nos motiva é saber que além desta vida temos a promessa da vida eterna. Por isso, nos mantemos firmes em nossa missão de ser bênção para outros aqui na terra.
Viva com propósito.