Pular para o conteúdo principal

Breve prazer

Leitura Bíblica: Lucas 4.5-8

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente (Sl 16.11).

Como o mel havia sido derramado no celeiro, as moscas foram até lá para comer. Disseram: como é possível viver sem essa delícia? Mas suas patas ficaram tão grudadas que não puderam mais voar. E, assim, morreram sufocadas, dizendo: Pobres de nós que morremos por um breve instante de prazer. 

Por trás de alguns prazeres, existem armadilhas. Podemos achar que é fácil identificar algo que vai nos fazer mal, mas para nos enganar o inimigo tem excelentes e sedutores disfarces. A sabedoria nos faz pensar antes de agir, nos faz notar que certas atitudes nos levarão ao fracasso e que certos prazeres não compensam. O sábio percebe que um breve momento de prazer pode trazer uma sequência de dores e desconfortos. Se vivemos sem sabedoria estamos a mercê das tentações. Como diz Provérbios 18.2: “O insensato não tem prazer no entendimento, senão em externar o seu interior”. O insensato não escuta conselhos e ignora os sinais de perigo. Acredita que sabe o que está fazendo e age conforme a sua vontade. Agrada aos seus desejos. 

Dizem que uma das primeiras regras que um piloto aprende é pôr o avião de encontro ao vento e voar contra ele. O vento o eleva a maiores alturas. “Onde foi que aprenderam isso? Foi com as aves. Se um pássaro está voando por prazer, ele vai ao sabor do vento. Mas se enfrenta algum perigo, faz meia-volta e voa contra o vento, a fim de ir mais para cima; e sobe cada vez mais alto”.

Seguir os prazeres vai nos levar para baixo, para a ruína. Voar contra o vento vai nos fortalecer, nos levar para mais alto. Vai nos aproximar de Deus. Que o Senhor nos dê sabedoria para discernir os perigos do caminho e nos dê forças para resistir às ofertas de tentações. Que em Deus encontremos motivação para cruzar os obstáculos, entendendo que as melhores coisas são conquistadas com muito trabalho, lembrando que o verdadeiro prazer só encontraremos desfrutando a presença de Deus.


Prazer e alegria encontramos no caminho de Deus. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)