Leitura Bíblica: Provérbios 21.15-17
Mas aquele que considera, atentamente, na lei perfeita, lei da liberdade, e nela persevera, não sendo ouvinte negligente, mas operoso praticante, esse será bem-aventurado no que realizar (Tg 1.25).
Muitos pregadores não se sentem à vontade em pregar sobre princípios morais e sobre a necessidade de se viver em obediência plena a Deus. Falam pouco ou se mantêm quietos. Parece que isso ocorre porque não sentem-se bem falando algo que incomoda, que causa desconforto, tanto para quem ouve como para quem prega. A. W. Tozer toca neste assunto levantando um ponto importante: “A verdade, para ser compreendida, deve ser vivida; a doutrina bíblica é totalmente ineficaz até ser digerida e assimilada pela vida real. A mensagem só pode ser compreendida pela mente que se rende a ela. Devemos estar dispostos a obedecer se queremos conhecer o verdadeiro significado interior dos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos. Uma igreja avivada pode ser discernida de uma igreja morta apenas pela atitude de seus membros em relação à verdade”.
Vemos que não se trata de um assunto que pode ser deixado de lado, que podemos optar por ignorá-lo ou deixar para depois. Teoria sem prática é quase nada, apenas uma pequena impressão do que pode ser. Quando temos apenas conhecimento teórico sobre alguma coisa, realmente temos muito pouco. “Aquele que busca compreender os mandamentos sem cumprir os mandamentos, e adquirir tal conhecimento mediante o aprendizado e a leitura, é como um homem que toma uma sombra pela verdade” (São Gregório). Você já imaginou alguém estudar por vários anos teoria musical sem nunca ter tocado algum instrumento? Você faria uma cirurgia com um médico que nunca tivesse feito um estágio, que sabe sobre tudo de sua profissão, mas nunca pegou em um bisturi?
Muitas vezes queremos conhecer mais, só que na verdade precisamos agir mais. Que possamos colocar em prática o que conhecemos e viver um pouco mais daquilo que compreendemos e dizemos crer. Que Deus tenha misericórdia de nós e nos faça conhecê-lo melhor.
Precisamos deixar as desculpas e partir para a ação.
Comentários
Postar um comentário