Leitura Bíblica: 1Pedro 2.9-10
Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9).
Em 1Pedro 2.9, o apóstolo continua relatando acerca de nossa identidade espiritual. “Em contraste com os descrentes que rejeitaram a Cristo e nele tropeçaram, nós, povo de Deus, somos identificados por Pedro como um povo escolhido por Deus para a salvação e também para uma missão especial no mundo” (Hernandes Dias Lopes).
Em primeiro lugar, nós somos raça eleita. Pedro vê os crentes como o corpo de Cristo, a igreja. Somos uma raça escolhida por Deus dentre todos os povos da terra. Lembremos que o Senhor não escolheu Israel porque era um grande povo, mas porque o amava (Dt 7.7-8). Assim também, Deus nos escolheu com base em seu amor e em sua graça. João disse: “Não fostes vós que me escolhestes a mim; pelo contrário, eu vos escolhi a vós outros” (Jo 15.16). Em segundo lugar, nós somos sacerdócio real. Servimos ao Rei dos reis em um serviço realizado em favor do reino de Deus. Jesus nos deu acesso à presença de Deus. Todo cristão tem o privilégio de entrar na presença dele (Hb 10.19-25). Este acesso não é concedido por pessoas, mas por Cristo, o único mediador (lTm 2.5). Em terceiro lugar, nós somos nação santa. Pedro retrata o povo de Deus como uma nação santa, o que significa que seus cidadãos foram separados para servir a Deus. “Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação e para a santificação. Deus nos salvou do pecado, e não no pecado” (HDL). Em quarto lugar, nós somos povo de propriedade exclusiva de Deus. Pertencemos a ele, que nos comprou com o sangue de Jesus Cristo. “Assim como Deus não divide sua glória com ninguém, também não nos reparte com ninguém. Somos dele, só dele. A grandeza do cristão está no fato de pertencer a Deus. Porque somos propriedade exclusiva de Deus, temos valor infinito!” (HDL).
Exaltemos a Deus, pois estávamos perdidos e fomos achados, salvos e recebemos uma grande missão - proclamar as virtudes de Deus.
Somos salvos com uma missão.
Comentários
Postar um comentário