Leitura Bíblica: 2Coríntios 10.3-6
Guarda-te não haja pensamento vil no teu coração (Dt 15.9a).
Em muitos livros de autoajuda encontramos palavras de motivação que enfatizam o poder da mente. Frases como estas: “Tudo começa e termina em sua mente. Tudo a que você dá poder tem poder sobre você” (Leon Brown); “A maior descoberta da minha geração é que as pessoas podem alterar suas vidas simplesmente alterando sua atitude mental” (William James). Realmente precisamos tomar cuidado com o que pensamos (Fp 4.8-9). Mudança de mente gera mudança de atitude. A única coisa que as vezes falta nestas frases é lembrar que o poder de conduzir os pensamentos não está em nós. Nossa mente é dependente de nosso coração. Somente um coração transformado pode conseguir o controle da mente. É muito mais que força de vontade ou pensamento positivo. É fé, é desejo de agradar a Deus. É o conhecimento de Deus que nos faz pensar bem. Na presença de Deus aprendemos a viver em sabedoria. E tendo bons pensamentos, teremos boas atitudes e faremos boas escolhas.
Roy T. Bennett disse: “Atitude é uma escolha. Felicidade é uma escolha. Otimismo é uma escolha. Gentileza é uma escolha. Dar é uma escolha. Respeitar é uma escolha. A escolha que você fizer, fará você. Escolha com sabedoria”. Quando nos tornamos servos de Deus, nossas escolhas serão santificadas. Aproveitamos melhor as oportunidades da vida. “Um dia tem 1.440 minutos. Isso significa que temos 1.440 oportunidades diárias para causar um impacto positivo” (Les Brown). Oportunidades para fazer o bem, para nos arrepender do mal praticado, oportunidade de aproveitar as oportunidades, oportunidade de acreditar e de se alegrar. Harry S. Truman disse: “Um pessimista é aquele que dificulta suas oportunidades; um otimista é aquele que cria oportunidades para suas dificuldades”.
Vivendo com uma mente saudável, seremos realistas otimistas. Não seremos abatidos pelos maus pensamentos e sempre encontraremos em Deus uma solução para os problemas que enfrentarmos.
A sabedoria de Deus gera vida.