Leitura Bíblica: Mateus 24.42-44
O que, porém, vos digo, digo a todos: vigiai! (Mc 13.37)
Em 1Pedro 4.7, ele diz: “Ora, o fim de todas as coisas está próximo; sede, portanto, criteriosos e sóbrios a bem das vossas orações”. Ele fala sobre alguns deveres do cristão e nos lembra da necessidade de viver uma vida sóbria. Toca em um ponto muito importante, o cuidado que temos que ter com as distrações. O Pastor José Roberto, comenta este versículo dizendo: “Quem viaja de carro sabe que os últimos quilômetros são os mais perigosos, porque o motorista costuma relaxar na concentração, uma vez que já está ‘em casa’. Pedro nos faz lembrar que nossa ‘corrida’ está chegando ao fim; que estamos quase em casa. Por isso, ele alerta os crentes a permanecerem sóbrios, atentos e concentrados, não se distraindo com as ofertas deste século. Este alerta é para a igreja atual também. Sabemos, pelas Escrituras, que estamos nos últimos dias. Sim, em breve virá o fim. Mais do que nunca, a igreja precisa se manter concentrada, atenta e em constante vigilância para não se desviar do Caminho. O diabo usa redes com traços bem estreitos para pegar a muitos, inclusive alguns eleitos”.
Muito boa esta comparação. Depois de uma viajem longa, muitas vezes lutando contra o sono, ao avistar a cidade, realmente relaxamos um pouco na certeza de que já chegamos. Mas, infelizmente, é nessa hora que algumas pessoas dormem e provocam acidentes. Em todo tempo devemos manter nossa atenção e, quanto mais o dia se abrevia, devemos redobrar as nossas forças, tanto no cuidado pessoal, como em nosso compromisso de evangelizar. Deus nos ajuda a caminhar, ele nos mantém firmes e sóbrios até o final.
Não desista de sua jornada. “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26.41). “Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em pé na presença do Filho do Homem” (Lc 21.36).
O Senhor nos mantém de pé.