Leitura Bíblica: Provérbios 15.28-30
Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm 12.10).
No final do dia, muitos leem um bom livro ou assistem um filme. Mas também deve fazer parte deste momento a oração e uma reflexão diante de Deus. Entre tantas reflexões que podemos fazer nesta hora, devemos nos perguntar sobre como nos relacionamos com as pessoas durante o dia. “Ofereci paz hoje? Eu trouxe um sorriso ao rosto de alguém? Deixei de lado minha raiva e ressentimento? Eu perdoei? Eu amei? Essas são as verdadeiras perguntas. Devo confiar que o pouco de amor que semeio agora dará muitos frutos, aqui neste mundo e na vida futura” (Henri Nouwen).
Fazendo esta reflexão, no próximo dia poderemos ser mais cuidadosos com as pessoas. Og Mandino dá uma ideia radical sobre este assunto. Ele disse: “A partir de hoje, trate todos que encontrar como se estivessem para morrer à meia-noite. Estenda a eles todo o cuidado, bondade e compreensão que puder reunir, e faça-o sem pensar em recompensa. Sua vida nunca mais será a mesma”.
A Bíblia diz que devemos tratar bem as pessoas e amar o nosso próximo. É importante refletir sobre isso, pois todos nós temos uma certa tendência ao egoísmo e a pensar mais nas vantagens dos relacionamentos do que no que podemos fazer para ajudar o próximo. Queremos dirigir a vida dos outros, controlá-los. “O começo do amor é permitir que aqueles que amamos sejam perfeitamente eles mesmos, e não torcer para que se ajustem à nossa própria imagem. Caso contrário, amamos apenas o reflexo de nós mesmos que encontramos neles” (Thomas Merton).
Todos os dias, lembremo-nos de nossos compromissos, principalmente o compromisso de cuidar das pessoas com quem nos relacionamos. “Às vezes pensamos que a pobreza é apenas estar com fome, nu e sem-teto. A pobreza de ser indesejado, não amado e esquecido é a maior pobreza. Precisamos começar em nossas próprias casas para remediar esse tipo de pobreza” (Madre Teresa).
Trate os outros com bondade e misericórdia.