Leitura Bíblica: 1Timóteo 4.6-10
Aparte-se do mal, pratique o que é bom, busque a paz e empenhe-se por alcançá-la (1Pe 3.11).
Você já parou para pensar em quantos hábitos nós temos? J. Jelinek disse muito bem: “O hábito é o melhor dos servos e o pior dos senhores”. Esta afirmação levanta uma questão importante. Devemos tomar cuidado com o que nos habituamos. Da mesma forma que os hábitos nos ajudam, facilitando a nossa vida, os maus hábitos podem nos escravizar e nos fazer agir como loucos. Devemos agradecer e manter os hábitos bons. Ao mesmo tempo, devemos identificar e excluir de nossa vida a maior quantidade de maus hábitos que pudermos.
Como os bons hábitos nos ajudam? Por exemplo, bons hábitos podem ser muito úteis no desenvolvimento de nossos talentos, como na música e nos esportes. São valiosos quando precisamos estudar. Para ter uma vida saudável, bons hábitos como alimentação, descanso e exercícios são muito importantes. Para viver bem espiritualmente, precisamos ter o hábito da leitura, da oração e exercitar o amor e a compaixão para com o próximo. O contrário é verdadeiro, os maus hábitos atrapalham. O hábito de beber pode levar ao alcoolismo. O mau hábito de fumar ou usar drogas pode trazer doenças. A promiscuidade pode acabar com um casamento.
A parte boa e ruim do hábito é que, uma vez aprendido, ele se torna uma ação quase que inconsciente. “Um hábito é um padrão de comportamento adquirido, que se torna tão automático, que fica difícil de ser modificado ou eliminado. Muitos hábitos se tornam tão inconscientes que não precisamos pensar onde, quando, como, ou se devemos fazer algo - é quase como se eles fossem externos à nossa vontade consciente” (John Marks Templeton).
Como cristãos, nossa vida deve ser acompanhada por bons hábitos e por atitudes sadias que, repetidas diariamente, nos fazem praticar o bem. “Exercite-se na piedade” (1Tm 4.7). Devemos tomar cuidado com os maus caminhos. Precisamos resistir os maus hábitos, eles são perigosos e querem nos escravizar.
Empenhe-se em fazer o bem.
Comentários
Postar um comentário