Leitura Bíblica: Marcos 5.35-43
Não temas as coisas que tens de sofrer (Ap 2.10).
Como é difícil esperar. Mais difícil ainda é esperar crendo, esperar confiante, perseverante. Mas tudo tem seu tempo e modo certo. O problema é que na maioria das vezes não é o tempo que acreditamos ser o melhor. Nós achamos que é agora ou nunca, seguimos a lógica, a ciência e nos desesperamos. Mas precisamos confiar e saber esperar, mesmo nas situações mais difíceis. Nosso texto base conta a história de Jairo. Sua filha estava doente e ele pediu para que Jesus a curasse. “Insistentemente lhe suplicou: Minha filhinha está à morte; vem, impõe as mãos sobre ela, para que seja salva, e viverá” (Mc 5.23). O texto diz que Jesus foi com ele. Mas pelo caminho, aconteceram algumas interrupções que provavelmente o “atrasaram”.
Sabemos que quando existe uma enfermidade, devemos correr para o médico ou para o pronto socorro. Buscar ajuda imediatamente. Veja um exemplo da importância dessa urgência: Quando alguém tem um infarto, a medicina diz que se o tratamento for buscado dentro de 15 minutos a taxa de sobrevivência é de 33% para pacientes críticos, e apenas 5% de sobreviverem após esse tempo.
O pastor Peter Chin comenta esse texto: “No caminho para curar a filha de Jairo (carente de cuidados médicos imediatos), Jesus fez o impensável: uma pausa (v.30). Ele parou para identificar quem o tocara, e depois falou gentilmente com a mulher. Você pode imaginar o que Jairo pensou: Não há tempo para isso, minha filha está morrendo! E depois, seus piores medos se tornaram realidade - Jesus parecia ter demorado demais e sua filha morrera (v.35). Mas Jesus se virou para Jairo e o encorajou: Não tenha medo. Apenas creia (v.36), e, ignorando a zombaria dos espectadores, Cristo falou com a filha de Jairo e ela voltou a viver! Ele revelou que nunca é tarde demais. O tempo não pode limitar o que Jesus é capaz de fazer e nem quando ele escolhe fazê-lo”. Deus não se atrasa.
Busque o pronto socorro de Deus.