Leitura Bíblica: 1Timóteo 4.1-7
Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser (1Tm 4.8).
Paulo disse: “O exercício físico para pouco é proveitoso” (1Tm 4.8a). Esta não seria uma boa frase para se colocar em uma academia de ginástica. O que Paulo quer dizer com isso? Será que ele não gostava de se exercitar? Não é isso. A intenção de Paulo fica clara quando lemos o restante do versículo que diz: “Mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (1Tm 4.8b). O que Paulo faz aqui é uma comparação. Mesmo que o exercício seja algo de grande utilidade para nossa vida, o resultado de sua prática é apenas para o agora. Já quando buscamos viver em piedade, temos vida espiritual saudável agora e também benefícios na vida eterna. “Pois os exercícios físicos têm alguma utilidade, mas o exercício espiritual tem valor para tudo porque o seu resultado é a vida, tanto agora como no futuro” (1Tm 4.8). Basílio de Cesareia disse sobre o exercício espiritual: “Destine um lugar para você se separar do contato com outras pessoas a fim de que os seus exercícios espirituais não sejam interrompidos. Exercícios puros e devotados alimentam a alma com pensamentos piedosos. O que pode ser melhor do que imitar os coros de anjos na Terra? Do que começar o dia com oração e honrando nosso Criador com hinos e canções? Hinos reconfortantes recompõem a mente, levando-a a um estado calmo e alegre. O silêncio é o primeiro passo na nossa santificação. Ele é a língua que foi purificada das fofocas do mundo. Ele é os olhos que não são empolgados por uma cor bonita ou um formato encantador. Como resultado, a mente se eleva para contemplar a Deus”.
Que possamos nos exercitar fisicamente, mas principalmente alimentar nossa alma com bons pensamentos. Se dermos prioridade para o exercício espiritual, teremos um coração saudável. Confiados nas promessas de Deus, seguiremos para a morada eterna.
Exercite-se na piedade.
Comentários
Postar um comentário