Leitura Bíblica: 1Pedro 5.8-11
Sujeitai-vos a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós (Tg 4.7).
Você tem algum inimigo? Quem é? Independente de termos uma resposta rápida a esta pergunta, devemos nos lembrar que todos nós temos um inimigo em comum. O diabo é nosso adversário (1Pe 5.8b). Ele é o nosso maior inimigo. Ele não é uma lenda, uma invenção religiosa para nos causar medo, ele é real. É nosso inimigo porque quer nos destruir. Ele é um assassino que fica à espreita, anda em derredor, buscando uma brecha em nossa vida. Ele arma ciladas e ataca no momento em que estamos mais distraídos. Precisamos ficar firmes contra as ciladas do diabo (Ef 6.11).
Como podemos nos proteger? Como arma contra o adversário, Pedro nos exorta a sermos sóbrios e vigilantes (1Pe 5.8a). Diz que devemos resistir-lhe firmes na fé (5.9). A sobriedade se refere a não dar lugar em nossa mente às propostas do inimigo. Ser sóbrio, ter domínio próprio e buscar viver em equilíbrio são formas de não dar lugar ao diabo. A vigilância se refere a termos uma atitude contínua de sobriedade. Um vigia não pode dormir, deve manter seus olhos abertos para perceber a aproximação do inimigo. Precisamos resistir ao diabo, firmes na fé. A fé é um escudo contra os dardos inflamados do maligno (Ef 6.16). “Não podemos acreditar nas mentiras do diabo nem dar crédito às suas falsas promessas. Antes de se manter firme diante de Satanás, é preciso curvar-se diante de Deus. A palavra fé pode ser compreendida tanto no sentido subjetivo da fé pessoal e confiança em Deus, como no sentido objetivo, ou seja, referindo-se ao conjunto das doutrinas cristãs” (Hernandes Dias Lopes). Resistimos às propostas mentirosas do diabo firmados na verdade que cremos, através de nossa fé em Deus.
Que conscientes da ação maligna, da batalha espiritual que enfrentamos, possamos seguir. Lembrando que sofrimentos iguais aos nossos também são enfrentados por outros irmãos. Não estamos sozinhos nas batalhas. Como outros lutaram e venceram, também venceremos.
Vigiai e orai.