Leitura Bíblica: 2Timóteo 2.22-26
Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida (Jo 8.12).
Ernest Shackleton (1874-1922), explorador inglês da Antártica, colocou um anúncio nos jornais de Londres em 1900, quando preparava a Expedição Antártica Nacional (que não chegou a alcançar o Pólo Sul). A respeito da procura de voluntários, Shackleton disse mais tarde que, “a julgar pelo volume de respostas, parecia que todos os homens da Inglaterra estavam decididos a me acompanhar”. O anúncio era o seguinte: “Procuro homens para viagem arriscada. Salário baixo, frio enregelante, longos meses de completa escuridão, perigo constante, retorno duvidoso. Honra e reconhecimento em caso de sucesso”. Interessante pensar que, mesmo sendo uma viagem muito arriscada, muitos se ofereceram para o trabalho. Ao invés de olhar para o perigo, aqueles homens foram motivados pela possibilidade de ajudar e de dedicar suas vidas a algo honrado. Nos dias de hoje é difícil acreditar que teríamos muitos candidatos. Talvez hoje o anúncio seria diferente, valorizando mais os encantos da viajem no lugar da honra, escondendo os perigos enfatizando a emoção.
Jesus, certa vez, disse: Procura-se verdadeiros adoradores. Suas palavras estão registradas em João 4.23: “Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores”. Estamos dispostos a responder a este chamado? Paulo disse em 2Timóteo 2.15: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.
Sabemos que seguir o chamado de Cristo não é levar uma vida de facilidades, mas ao contrário do futuro incerto dos voluntários do navio de Ernest, embarcar com Cristo é promessa de salvação. Temos certeza que seremos não somente honrados neste mundo, mas receberemos a vida eterna. Que possamos responder ao chamado de Jesus.
Procure fazer o bem.