Leitura Bíblica: Tito 2.11-14
Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito, aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus (2Co 7.1).
Horatius Bonar disse: “A santidade não é medida por um ato heroico ou um portentoso martírio. É de coisas pequenas que uma vida poderosa é composta”. Kevin DeYoung, em seu livro A Brecha em Nossa Santidade, cita esta frase e comenta: “Santidade é a soma de um milhão de pequenas coisas - o evitar de pequenos males e pequenas fraquezas, o colocar de lado pequeninas porções de mundanismo e pequenos atos de comprometimento, o mortificar de pequenas incoerências e pequenas indiscrições, a atenção dada a pequenos deveres e lidares menores, a árdua obra de pequenos nãos ditos a si mesmo, algumas pequenas autorrestrições, o cultivo de pequenas benevolências e pequenas abstenções”.
Acredito muito nisso. Afinal o que é uma grande coisa senão a soma de diversas pequenas coisas? Um grande edifício é levantado tijolo por tijolo, uma música é executada a partir de diversas notas, com a ajuda de vários instrumentos e cantores. O que define nossa vida cristã não é um ato isolado, uma caridade, uma atitude isolada de bondade. Santidade é sim o seguir praticando pequenas boas atitudes, negando pequenas ofertas de pecado.
Deus nos salvou para nos santificar. Tito diz, em nosso texto base, que a graça de Deus se manifestou salvadora, que Jesus morreu por nós, se deu por nós “a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras” (Tt 2.14). Esta graça salvadora nos ensina e nos capacita a abandonarmos a impiedade e as paixões mundanas, e a vivermos no presente século, de forma sensata, justa e piedosa (Tt 2.12). Saber que a santidade depende de diversas pequenas coisas é ao mesmo tempo um alívio e um desafio. É alívio pois somos lembrados que basta realizar uma coisa de cada vez, uma decisão de cada vez. Um desafio, pois somos chamados à vigilância constante, à perseverança, a contínuos atos de santidade.
Busque a santidade.
Comentários
Postar um comentário