Leitura Bíblica: Marcos 2.15-17
Ah! Se o meu povo me escutasse, se Israel andasse nos meus caminhos! (Sl 81.13)
Irineu escreveu um texto dizendo: “Qual médico, ansioso por curar uma pessoa enferma, prescreveria medicamento de acordo com os caprichos do paciente e não segundo a necessidade médica? O Senhor veio como o médico dos enfermos, dizendo: ‘Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes; não vim chamar justos, e sim pecadores’ (Mc 2.17). Então, como os doentes podem ser fortalecidos ou os pecadores, arrepender-se? É continuando na mesma direção?”
Irineu quer dizer que cada um de nós, como enfermos que precisam de médico, seremos tratados por Deus conforme a nossa necessidade e não conforme a nossa vontade. Para nos curar, Deus opera grande transformação em nossa vida. Precisamos mudar e abandonar as coisas que nos fizeram adoecer. Precisamos atentar para a sabedoria de Deus e não para nossos sentimentos e pensamentos corrompidos pelo pecado.
Sigamos a prescrição do médico dos médicos. É sua vontade nos instruir e nos fortalecer para que tenhamos uma vida sadia. Às vezes o remédio é uma dura disciplina. Mas a admoestação do Senhor é uma demonstração de seu grande amor. Não devemos fugir, como muitas vezes o fez o povo de Israel. “Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!” (Mt 23.37). Devemos tomar o remédio do Senhor, mesmo que ele nos pareça amargo. “Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito. Abre bem a boca, e ta encherei” (Sl 81.10). Podemos confiar em Deus. Ele não é um médico que não sabe o que está fazendo, ele não é um médico que deseja tirar vantagem de seu paciente. Deus nos ama e quer nos curar.
Quem não busca tratamento mesmo doente irá agravar sua enfermidade. Não adianta se convencer de que não precisa de médico. Não adianta ficar adiando o dia da consulta. Só depois que iniciarmos o tratamento é que obteremos a cura.
Escute seu médico.
Comentários
Postar um comentário