Leitura Bíblica: Salmo 6.1-4
Ouve, SENHOR, e tem compaixão de mim; sê tu, SENHOR, o meu auxílio (Sl 30.10).
Davi disse: “Tem compaixão de mim”. Com estas palavras ele expressa grande humildade e conhecimento de sua necessidade. É como se ele estivesse orando da seguinte forma: “Embora eu mereça destruição, que a tua misericórdia se apiede da minha fragilidade”. Spurgeon escreveu sobre esse versículo: “Essa é a maneira correta de suplicar a Deus se queremos prevalecer. Não argumente a sua bondade ou a sua grandeza, e sim declare o seu pecado e a sua pequenez”. Quando buscamos ser contratados, aceitos em um emprego, apresentamos um currículo de nossas qualidades. Diante de Deus isso não funciona, pois nos apresentamos a Deus, não mostrando o quanto somos bons e merecemos sua graça, mas demonstrando humildade, necessidade de receber perdão e misericórdia. Clame: “Eu sou fraco; por isso, ó Senhor, dá-me força e não me esmagues. Não envies a fúria da tua tempestade contra um vaso tão fraco. Tempera o vento para o cordeiro tosquiado. Sê terno e piedoso para com uma pobre flor murcha e não a separes do seu caule” (Spurgeon).
Como Davi, devemos lançar para longe todo orgulho e todo pensamento perverso de que temos força própria. A consciência de que somos pecadores tira de nós todo orgulho. Davi não disse: “eu sou um Rei poderoso”, ele disse: “eu me sinto debilitado”. Seu sentimento representava sua consciência da realidade humana. Somos frágeis, sujeitos ao pecado e ao vacilo. Nossos sentimentos se alternam, hora estamos alegres, hora tristes. Nossa vida foi manchada, nosso vigor afetado pelo pecado.
Quem busca a misericórdia alcança a graça. No lugar da ira, encontra o perdão; no lugar do castigo, a salvação. Clamemos ao Senhor: “Tem compaixão de mim”. “Volta-te, SENHOR, e livra a minha alma; salva-me por tua graça” (Sl 6.4). Também clamemos, pedindo a misericórdia de Deus para tantos que estão perdidos em seus desejos, guiados pela sabedoria terrena. Oremos pela nossa nação.
Ouve, Senhor, o nosso clamor.
Comentários
Postar um comentário