Pular para o conteúdo principal

Não julgueis

Leitura Bíblica: Mateus 7.1-5

Não julgueis segundo a aparência, e sim pela reta justiça (Jo 7.24).

“Não julgueis”. Nos deparamos com este ensino bíblico e percebemos como temos dificuldade de cumpri-lo. Parece que a todo instante estamos julgando coisas e pessoas. Tudo que olhamos, tudo que tocamos, tudo que sentimos vem acompanhado de um parecer pessoal. Será que a Bíblia está dizendo que não devemos ter opinião sobre as coisas e pessoas? Claro que não. Como diz David Dickson, o ensino bíblico é “a proibição do julgamento precipitado das pessoas e das ações dos homens, ou proferir sentenças erradas de maneira censurável e não caridosa contra os outros, seja em nossa mente ou em nossos discursos; ou [julgar] sem haver nenhuma falha; ou [julgar] por menos do que nós mesmos estamos sujeitos. De forma alguma, Ele não proíbe julgar nem privada nem publicamente quando for de forma justa, mas, apenas, proíbe a censura temerária, destituída de caridade e injusta com os outros”. 
Muito esclarecedora essa definição de David. Podemos julgar, devemos discernir as coisas, devemos ter sabedoria para separar o que é bom do que é mal. Mas deve ficar claro que não podemos e não devemos sair falando e pensando mal dos outros. Infelizmente somos inclinados a julgar precipitadamente - julgar pela aparência, julgar por preconceito, julgar por implicância. Também agimos erradamente quando chamamos o mal de bem, ou seja, julgamos ser aceitável algo que é claramente reprovável. Precisamos ter cuidado com isso. Devemos usar bem o dom do discernimento. 
Nosso texto base também nos ensina que um grande erro é nos ocuparmos tanto julgando os outros esquecendo de examinarmos a nós mesmos. “Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão” (Mt 7.5). Cuidando melhor de nós mesmos estaremos mais aptos para emitir um juízo real sobre os outros e teremos também maior autoridade para ajudar o nosso próximo.

Não julgueis antes do tempo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)