Leitura Bíblica: Salmo 28.7-9
Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o SENHOR Deus é a minha força e o meu cântico; ele se tornou a minha salvação (Is 12.2).
Em 1918, um pequeno barco de pesca estava sendo puxado por um rebocador, no Rio Niágara, quando o cabo arrebentou. As fortes correntezas logo conduziram o barco em direção às cataratas. Quando estava para cair, o barco encalhou em algumas rochas bem acima das quedas. Os dois homens que estavam a bordo foram salvos apenas no dia seguinte. Eles passaram uma noite de terror, pois esperavam, a qualquer momento, despencar para a morte. Conta-se que noventa anos depois a velha barcaça ainda continuava lá, no mesmo lugar. Jamais aconteceu a queda prevista. Os dois homens se preocuparam por nada. A esperada queda do barco, que trouxe ansiedade e desespero aos dois homens, não aconteceu. Da mesma forma, a maioria dos problemas que tiram nossa paz e alegria, também não nos atingirão. “A preocupação é como um barco encalhado nas pedras. Ela nunca levará você a lugar algum” (Autor desconhecido).
Esta ilustração é muito interessante, afinal quem não ficaria com medo ao ter que passar uma noite em um barco aparentemente prestes a despencar de uma grande cachoeira? Muitas situações em nossa vida irão nos desanimar, nos entristecer e, principalmente, nos preocupar. Somos humanos e frágeis, vivemos em um mundo perigoso que algumas vezes vai nos surpreender. Saber que a maioria dos problemas que enfrentamos não nos atingirão é um consolo e uma informação importante para não ficarmos sofrendo por antecipação. Devemos enfrentar dia a dia os problemas que estão diante de nós. “Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal” (Mt 6.34).
Também devemos lembrar que a preocupação não irá nos ajudar, ansiedade e preocupação só nos prejudicará. Ao enfrentarmos perigos reais, somente a confiança em Deus terá utilidade. Ele estará ao nosso lado nos momentos mais difíceis. Ele nos dará a força necessária e providenciará o resgate.
A fé nos ensina confiar.