Leitura Bíblica: Romanos 8.26-27
Ensina-me, SENHOR, o teu caminho, e andarei na tua verdade; dispõe-me o coração para só temer o teu nome (Sl 86.11).
Somos fracos e limitados. A cada dia novos desafios surgem diante de nós e nem sempre temos habilidade para lidar com eles. Temos dificuldades de lidar com os problemas materiais e também com os problemas espirituais. Somos espiritualmente fracos. Uma fraqueza espiritual que temos é a dificuldade de orar. A oração é comunicação que gera uma comunhão especial com Deus. Mas como saber a vontade de Deus? Como saber o que devemos pedir? Sabemos que a oração é a base de nossa vida espiritual e que somos fortalecidos por ela. Portanto, também devemos lembrar que somos fortalecidos para a oração. Somos capacitados para falar com Deus pelo próprio Deus. Charles Hodge disse: “A oração é o diálogo da alma com Deus”. A oração é a conversa de nossa alma com o Senhor. E só podemos orar porque o próprio Deus nos permite falar com ele. Não só permite, como também nos ensina e nos dá força para orar.
Romanos 8.26-28 nos ensina que o Espírito Santo nos assiste, nos auxilia em nossa fraqueza. Devido ao fato de não sabermos orar como convém, ele intercede por nós. O Espírito Santo é Deus e conhece a vontade do Senhor. Ele pede conforme a vontade de Deus. Ele também nos dirige, nos ensinando a orar conforme a vontade de Deus. Jesus também intercede por nós diante do Pai. Romanos 8.34 diz: “Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós”. No final de nossa oração sempre dizemos: “Em nome de Jesus”, pois se não fosse por Jesus nunca teríamos acesso a Deus. Oramos em nome de Jesus, pois sabemos que ele é o nosso mediador e nosso intercessor juntamente com o Espírito Santo.
Por mais dificuldades que tenhamos para orar, não podemos desistir. A oração é um exercício e, à medida que praticamos, aprendemos e nos fortalecemos. Quanto mais oramos, mais aprendemos a orar.
Buscar-me-eis e me achareis.
Comentários
Postar um comentário