Leitura Bíblica: 1 Coríntios 4.1-5
De ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! (Gn 12.2)
Li certa vez um texto que dizia: “Ou você faz parte do problema, ou faz parte da solução, ou faz parte da paisagem. Escolha. Faça parte da solução. Quem escolhe fazer parte do problema, prefere não aprender com os erros e repetir as mesmas coisas que já fez. Fica estagnado. Insistindo em um caminho que não traz frutos. Mantém-se no problema. Quem escolhe fazer parte da solução, não fica apenas olhando a paisagem, não deixa nada por viver nem por fazer. Vive o melhor possível” (K. Tadashi).
É interessante esta bela frase: “Faça parte da solução”. Muitos problemas acontecem. Muitas são as pessoas que trabalham criando e desenvolvendo problemas. Também existem muitas pessoas que vivem como vítimas de problemas, sempre encontrando um problema novo para sofrer. Há também muitos telespectadores de problemas. Assistem, tomam conhecimento dos problemas dos outros, têm sempre uma opinião a respeito de tudo, mas para por aí.
Qual deve ser a nossa atitude diante dos problemas da vida? Devemos fazer parte da solução. Devemos contribuir para que o mundo se torne melhor. Temos o privilégio de levar luz para o mundo, de ajudar a resolver problemas. Temos uma tarefa neste mundo. Deus nos colocou aqui para que pudéssemos abençoar este mundo. Somos chamados por Deus para servi-lo. Somos despenseiros de Deus. 1Pedro 4.10 diz: “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus”. A bênção de Deus vem para salvar, vem para trazer esperança em meio aos problemas da vida. Paulo usa o mesmo termo para descrever seu chamado para servir: “Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus” (1Co 4.1).
Que possamos lembrar desta lição. Não somos chamados para criar problemas, nem para sofrer diante dos problemas, mas para ajudar a solucionar os problemas, a vencê-los e a fazer parte da solução.
Você tem uma missão importante.