Leitura Bíblica: Êxodo 3.7-10
Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus (1 Pe 2.20).
Todos nós sofremos. Na Bíblia encontramos muitas coisas a respeito do sofrimento humano. É fundamental lembrar que Deus é soberano sobre todas as coisas, até sobre o sofrimento, e saber que Deus tem um propósito para o nosso sofrimento. As razões por que sofremos também são informadas na Bíblia. Sofremos porque vivemos num mundo caído. O pecado trouxe ao mundo a desordem, as doenças, os desastres naturais etc. Sofremos porque nossa natureza é pecaminosa. Sofremos por causa da nossa carne. Muito do sofrimento é provocado por nós, pelas escolhas erradas que fazemos. Sofremos porque outras pessoas pecam contra nós com ataques pessoais, injúrias e agressões. Sofremos pela ação do diabo no mundo. Sua ação é constante, tentando devorar, mentindo, causando o mal.
Portanto, se estamos vivendo, de alguma forma estaremos passando por algum tipo de sofrimento ou opressão. A vida acontece apesar disso. A nossa esperança deve continuar firme, apesar das adversidades. Podemos sempre encontrar consolo no sofrimento. Este consolo vem de Deus. Ele conhece nosso sofrimento. Deus não somente vê o nosso sofrimento como também é aquele que nos faz superá-lo. Um ótimo exemplo disto está em nosso texto base. Deus, vendo o sofrimento do povo vivendo como escravo de Faraó, providencia a libertação. “Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla” (Êx 3.7b-8a). Todos sofrem, aqueles que buscam a Deus encontram alívio para sua dor.
“Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor” (Tg 5.10). Tendo como exemplo tantos que lutam e vencem as tempestades, tantos que passam por sofrimento com paciência, devemos resistir o dia mal. Devemos clamar por auxílio ao Deus que nos consola, que acalma a tempestade e elimina a nossa dor.
Alegre-se na esperança da glória de Deus.
Comentários
Postar um comentário