Leitura Bíblica: Provérbios 27.8-10
O olhar de amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos (Pv 15.30).
Nada melhor que o Dia do Amigo para meditarmos sobre a amizade e lembrarmos dos bons amigos, de perto e de longe, amigos do passado, amigos mais atuais. Infelizmente as amizades têm se tornado cada vez mais artificiais, mais on-line e menos presenciais. Mas nem tudo está perdido, ainda existe verdadeira amizade, ainda podemos confiar em pessoas que Deus coloca em nossa vida para nos ajudar na caminhada, pessoas que também podemos abençoar e compartilhar o que somos e temos com elas.
Como identificar a verdadeira amizade? “Ser amigo é muito mais que se divertir ou passar tempo junto. Amizade é sinônimo de lealdade, confiança e amor. O tempo nos ajuda a diferenciar amigos e colegas, pois só os verdadeiros permanecem. Algumas pessoas ficam na nossa vida apenas por um tempo e quando os caminhos tomam rumos diferentes, deixamos de ser prioridade. Entretanto, amigos de verdade se esforçam para estarem presentes e fazem de tudo para fortalecer a amizade. As circunstâncias nos mostram quem realmente somos e apenas nossos verdadeiros amigos insistem em caminhar lado a lado conosco” (Autor desconhecido). Realmente, a amizade verdadeira resiste ao tempo e à distância.
Hoje é dia de gratidão a Deus pelos amigos que temos, por não precisarmos viver sozinhos e por ter com quem compartilhar os bons e maus momentos. Hoje também é dia para pedir. Oremos a Deus para que ele nos afaste das más amizades, não nos deixe viver em solidão e preserve os bons amigos. Que tenhamos bons amigos e sejamos bons amigos. Que nos afastemos da amizade por interesse e estejamos mais dispostos a ajudar e menos a cobrar ajuda. Que não venhamos a discutir porque nosso amigo pensa diferente de nós. Um grande problema hoje em dia é a falta de respeito com as diferenças dos outros. Muitas amizades têm sido rompidas por intolerância. As diferenças podem fazer a amizade mais forte e completa.
Feliz dia do amigo!