Leitura Bíblica: Mateus 10.40-42
A sanguessuga tem duas filhas, a saber: Dá, Dá (Pv 30.15a).
O livro 10 Decisões, de Lucas de Paiva Pina, traz na capa escrito: 10 decisões que de acordo com Jesus podem mudar a sua vida. São dez capítulos com as seguintes decisões: Crer; seguir; perdoar; amar; orar; arrepender; ser feliz; não julgar; seja o seu “sim”, “sim”, e o “não”, “não”; doar. Quero falar um pouco sobre a decisão número dez: doar. Embora seja a última citada no livro, não é a menos importante. Talvez a mais esquecida e rejeitada. Nosso coração está mais aberto para receber do que doar. Muitos são como a sanguessuga, um predador que se alimenta do sangue de suas vítimas e pode ingerir uma quantidade de sangue 500 vezes superior ao seu próprio volume. “Pessoas que gostam de receber, mas nunca doar. Elas estão sempre com necessidade, sempre pedindo, às vezes ajuda, outras vezes dinheiro e outras vezes elas pedem, mesmo que não tenham uma necessidade real” (Pina).
Fato é que mais do que pedir, devemos ficar atentos para as necessidades dos outros, devemos estar abertos a doar. Lucas Pina nos lembra algumas coisas importantes sobre isso: Primeiro, doar é uma decisão e não um sentimento. Se houver uma necessidade real, devemos agir e estar dispostos a doar. Segundo, devemos doar da maneira certa. Sem buscar reconhecimento, elogios e vantagens de nossa doação. A terceira coisa sobre a decisão de doar é doar às pessoas certas. Precisamos ter sabedoria para discernir. Há uma sequencia que devemos prestar atenção quando nós doamos (família, igreja, pessoas próximas). Finalmente devemos doar o que temos e o que podemos. Podemos doar além de dinheiro, doar tempo, talento.
Que possamos descobrir que realmente melhor é dar do que receber. “E aquele que der até mesmo um copo de água fresca a um destes pequeninos, na qualidade de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá a sua recompensa” (Mt 10.42).
Simplesmente doe.
Comentários
Postar um comentário