Leitura Bíblica: Salmo 119.97-105
A sabedoria fortalece ao sábio, mais do que dez poderosos que haja na cidade (Ec 7.19).
No Salmo 119.99-100 vemos palavras que aparentemente demonstram uma pessoa arrogante se descrevendo: “Compreendo mais do que todos os meus mestres, porque medito nos teus testemunhos. Sou mais prudente que os idosos, porque guardo os teus preceitos”. Quem, senão um tolo, teria coragem de discursar sobre sua grande sabedoria, ainda mais se comparando com sábios e idosos experientes? Mas quando olhamos estes versículos de perto, vemos que o salmista declara a sabedoria de Deus e não a dele. Sua inteligência foi adquirida na Palavra de Deus. Ele diz: “porque medito nos teus testemunhos”. William MacDonald fala isso a respeito do salmista: “Ele está dizendo que tem mais entendimento que todos os seus mestres que não conhecem a Palavra. Ele compreende mais que os idosos cujo conhecimento é puramente secular. Ele não está se contrastando com outros crentes, mas apenas com os homens deste mundo. Evidentemente, ele está certo! O crente mais humilde consegue ver mais, de joelhos, do que o descrente mais instruído pode ver da ponta de seus pés”.
Sabedoria de Deus e ação do Espírito Santo nos fazem mais sábios que os sábios. Somos mais ricos que os milionários. O poder de Deus nos faz mais fortes que os poderosos líderes mundiais. “O salmista não estava cedendo à arrogância quando disse que tinha mais entendimento que todos os seus mestres. Quem caminha pela fé tem uma visão melhor do que os que caminham pelo que vêem. Quem medita nos testemunhos de Deus vê verdades que estão escondidas dos sábios e prudentes” (MacDonald).
Entendendo isso fica claro porque Tiago disse: “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida” (Tg 1.5). À medida que a idade passa, à medida que o conhecimento se multiplica, devemos ao mesmo tempo adquirir o conhecimento espiritual.
Quer sabedoria? Peça a Deus sem duvidar.
Comentários
Postar um comentário