Leitura Bíblica: Colossenses 3.15-17
Ao justo, nasce luz nas trevas; ele é benigno, misericordioso e justo (Sl 112.4).
É comum ficarmos extremamente decepcionados quando alguém faz algo que nos desagrada, que mexe em nossa ferida ou simplesmente nos ignora quando fazemos algo que acreditamos merecer um elogio. Mas e nós, o quanto somos agradecidos? E como expressamos esta gratidão? Expressões simples de gratidão enche corações de alegria. Um agradecimento ou elogio pode fazer grande diferença no dia de alguém. Palavras como: Que boa comida você fez hoje! Como é bom estar aqui com você! - podem mudar o clima do ambiente. Atitudes simples como um aperto de mão, um presente, uma carona, uma conversa são muito importantes e demonstram atenção e gratidão pela vida do próximo.
Temos tantas coisas pelas quais agradecer que fica difícil enumerar. Nossa vida inteira deveria ser em completa gratidão a Deus e às pessoas que convivemos. Um médico idoso recebeu um bilhete de agradecimento junto com o pagamento de um de seus pacientes. Ele guardou aquele bilhete entre suas posses mais preciosas; era o primeiro que ele recebia em toda sua vida. Nem imaginamos o quanto um simples bilhete pode alegrar o coração de um amigo.
Deveríamos tirar mais tempo para essas pequenas atitudes de gratidão. O problema é que, muitas vezes, não vemos o valor destas coisas ou somos indisciplinados demais para sentar e escrever um bilhete ou dar um presente para alguém. A gratidão tem se tornado algo raro. Até viraliza na internet quando é demonstrada por alguém. Mas não devemos nos deixar levar pelo egoísmo e pela insensibilidade. Que possamos responder com alegria às boas coisas que nos cercam. Que possamos ser agradecidos pelas pessoas que Deus tem colocado em nossa vida para nos abençoar, nos ajudar. Ser grato não custa nada. Ser grato é uma evidência de que conhecemos a Deus e que a palavra de Cristo habita em nós. Que as nossas ações estejam cheias de gratidão.
Aprenda a sorrir.