Leitura Bíblica: 1Timóteo 4.14-16
Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor (Ef 5.17).
O livro de Provérbios é muito interessante. Encontramos, nos vários provérbios, lições de sabedoria. Um provérbio é um ditado poético que nos convida à reflexão e transmite muitas verdades em poucas palavras. Como disseram: Um provérbio é como uma bala dura - se simplesmente a mordermos, não extrairemos dela grande coisa, e podemos até quebrar um dente. O que precisamos fazer é meditar sobre ele até extrair a doçura da compreensão. Para entender é preciso parar, pensar, muitas vezes pesquisar seu significado em comentários bíblicos e também procurar outros textos e provérbios que completem a ideia.
O problema é que nem sempre estamos dispostos a gastar esse tempo. Preferimos interpretar o texto com a primeira coisa que vem a nossa mente. Hoje muitas pessoas não querem nem ler frases curtas. Um exemplo disso é quando alguém coloca um produto ou serviço para vender na internet, tudo bem explicado e com o preço no final. Não vai demorar muito para alguém perguntar: Quanto custa? Aí alguém logo escreve: Leia a legenda. Seja Provérbios, seja outras partes da Bíblia, ler e meditar nos faz entender. Também devemos orar pedindo a iluminação do Espírito Santo. Além do entendimento teórico, Deus fala conosco por intermédio de sua Palavra. Não precisamos ter pressa, não precisamos fazer leitura dinâmica da Bíblia. Por mais que seja importante ler a Bíblia toda, mais importante é entender o que lemos, meditar no que estamos aprendendo e praticar o que Deus nos ensinou.
Paulo incentiva Timóteo a ser zeloso em seu ministério. “Medita estas coisas e nelas sê diligente, para que o teu progresso a todos seja manifesto. Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina. Continua nestes deveres; porque, fazendo assim, salvarás tanto a ti mesmo como aos teus ouvintes” (1 Tm 4.15 e 16). O progresso de nossa vida também depende da importância que damos à Palavra de Deus.
Leia e medite na Palavra de Deus.
Comentários
Postar um comentário