Leitura Bíblica: Lucas 12.13-21
Afasta de mim a falsidade e a mentira; não me dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-me o pão que me for necessário (Pv 30.8).
Dinheiro compra tudo. O que você acha desta frase? Será mesmo que quem é rico tem solução para todos os problemas? A resposta a esta pergunta é fácil. O dinheiro não compra e nem manda buscar tudo. Pode oferecer um conforto e prazer momentâneo, mas está longe de ser a solução para os problemas do homem. Dentre tantas coisas que o dinheiro não compra, podemos citar a salvação. Ninguém é salvo porque conseguiu comprar um terreno ou mansão no céu. A salvação é uma obra de Deus e ele salva quem ele deseja. Provérbios 11.4 afirma: “As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte”. No dia da ira, no dia do juízo, quanto dinheiro temos guardado não vai fazer diferença alguma. Não vai ajudar em nada. A riqueza, além de não ajudar, pode atrapalhar. Se vivermos nossa vida em busca de riquezas, provavelmente iremos nos distrair do principal que é ter uma vida de fé e piedade. “A riqueza tem o poder de absorver nosso tempo, energia e imaginação, de modo que não sobre muito para prestar atenção em coisas mais importantes. Ninguém, no seu leito de morte, exclama: “Eu gostaria de ter passado mais tempo no escritório, ganhando mais dinheiro” (Timothy Keller).
Devemos observar o que disse Jesus: “Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lc 12.15). Devemos ter cuidado de viver com equilíbrio num mundo tão apelativo para o consumo. Cuidadosos para não cairmos na ilusão das propagandas que prometem a realização de sonhos e uma vida feliz. Jesus completa seu pensamento dizendo: “Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus” (Lc 12.21). Lembremos o que Provérbios 11.4 afirma. Ao mesmo tempo que as riquezas não nos livram da ira, viver uma vida com Deus em busca da justiça, confiantes na salvação que ele nos proporciona, é o caminho da vida livre da morte.
A verdadeira riqueza está em Deus.