Leitura Bíblica: Salmo 57.1-5
O SENHOR retribua o teu feito, e seja cumprida a tua recompensa do SENHOR, Deus de Israel, sob cujas asas vieste buscar refúgio (Rt 2.12).
Estar sob significa estar em posição inferior, por baixo, abaixo de. Podemos dizer: Estou descansando sob a árvore. Quer dizer que estou ao abrigo dela. Quando dizemos: Serve sob as ordens do juiz. Afirmamos a autoridade dele sobre nós, que estamos abaixo na hierarquia. A palavra sob pode também indicar um estado, condição. Quando dizemos viver sob o medo constante, indica alguém controlado pelo medo. Quando dizemos sob a proteção de Deus, significa estar debaixo da proteção, da força e da influência dele. Estar sob a proteção, sob a palavra, sob a direção de Deus é o estado, o lugar e a condição que devemos viver. É o lugar que podemos ir. É onde devemos habitar.
Como já dissemos, estar sob é estar em uma posição inferior, abaixo de. Mas estar sob Deus não significa humilhação e sim, proteção. “Cobrir-te-á com as suas penas, e, sob suas asas, estarás seguro; a sua verdade é pavês e escudo” (Sl 91.4). Sob as asas de Deus é o lugar mais seguro que iremos encontrar para habitar. Sob as asas de Deus temos proteção e também direção. “Ide em paz; o caminho que levais está sob as vistas do SENHOR” (Jz 18.6). Sob as vistas, sob os cuidados de Deus, temos direcionamento, ele nos ajuda durante a caminhada. “Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir; e, sob as minhas vistas, te darei conselho” (Sl 32.8). Deus se alegra com quem busca seu auxílio e se abriga sob as suas asas. Protegidos teremos uma vida de paz e alegria. Enquanto muitos estão vivendo atemorizados e angustiados, nós podemos viver expressando a alegria que temos, louvando a Deus. Como o salmista que disse: “Eu, porém, cantarei a tua força; pela manhã louvarei com alegria a tua misericórdia; pois tu me tens sido alto refúgio e proteção no dia da minha angústia” (Sl 59.16). Busquemos ao Senhor, clamemos por proteção. Ó, Senhor, “guarda-me como a menina dos olhos, esconde-me à sombra das tuas asas” (Sl 17.8).
Deus é bom e nos acolhe à sombra de suas asas.