Leitura Bíblica: Mateus 5.3-12
Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente (Sl 84.4).
Bem-aventurado, uma expressão que aparece tanto no Antigo como no Novo Testamento e tem o significado conhecido por muitos. “Bem-aventurado significa feliz. Não significa uma felicidade passageira ou fundamentada apenas em estímulos, que se retirados, a destroem. Essa felicidade é fundamentada principalmente em Deus, na obediência à Sua palavra e na fé. Essa obediência e fé gera a ação de Deus no coração, que gera a felicidade, e felicidade essa, capaz de resistir até aos momentos mais difíceis” (André Sanchez).
Deus quer que sejamos felizes. Para obter esta felicidade precisamos seguir os seus ensinamentos. O texto mais conhecido sobre este assunto é nosso texto base que fala das bem-aventuranças. Mas vejamos o que outras passagens bíblicas dizem a respeito de alguém bem-aventurado.
1. Feliz é aquele a quem Deus disciplina e corrige (Jó 5.17, Sl 94.12). Sem disciplina ficamos como um carro desgovernado, sem freio. 2. Feliz é quem lê e medita na Palavra de Deus (Sl 1.1-2, Ap 22.6-7). Quem não segue os conselhos de Deus acaba ouvindo e seguindo conselhos ímpios. 3. Feliz é quem tem seus pecados perdoados (Sl 32.1-3, Rm 4.6-8). O pecado na vida do cristão retira a sua alegria. 4. Feliz é quem busca refúgio em Deus (Sl 34.8, Sl 40.4). Não é seguro confiar em si mesmo e no próximo, estes nos decepcionam, mas em Deus temos total segurança e alegria. 5. Feliz é quem é atraído por Deus. Quem Deus convida para a comunhão (Sl 65.4, Sl 89.15, Sl 128.1). Quem não teme a Deus é atraído e é escravo do pecado. 6. Feliz é aquele que vive em constante vigilância e sobriedade (Mt 24.46). Jesus está voltando, virá de surpresa e apanhará muitos desprevenidos. 7. Feliz quem suporta as adversidades (Tg 1.12). Sejamos perseverantes e não murmuradores.
A felicidade não está na diversão, na alegria irresponsável, nas posses, no pecado. A felicidade está na vida segundo o propósito de Deus.
Temos paz no encontro diário como Deus.
Comentários
Postar um comentário