Leitura Bíblica: Juízes 6.11-16
Na tua mão, está a força e o poder, e não há quem te possa resistir (2 Cr 20.6b).
Na Bíblia encontramos vários exemplos de pessoas que foram chamadas mesmo sendo simples, mesmo sem capacidade. Temos Moisés, Rute, Davi, Gideão, entre outros. Quero destacar aqui o chamado de Gideão. Um anjo o saudou com as seguintes palavras: “O Senhor é contigo, homem valente” (Jz 6.12). Em um primeiro momento, Gideão ficou sem entender e disse: “Ai, Senhor meu! Com que livrarei Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai” (Jz 6.15). Deus responde a Gideão: “Tornou-lhe o SENHOR: Já que eu estou contigo, ferirás os midianitas como se fossem um só homem” (Jz 6.16). A força de Gideão vinha do Senhor. Antes de ser o homem valente, vem a lembrança importante: “o Senhor é contigo”.
No chamado de Gideão, podemos destacar três coisas importantes. Primeiro: Foi Deus quem fez o chamado, Deus enviou Gideão. “Sou eu quem está mandando que você vá” (Jz 6.14b - NTLH). Em segundo lugar: Gideão deveria se esforçar. O texto diz: vá com toda a sua força. Ele deveria se levantar, planejar e se dispor a lutar. Deveria ir, precisava estar disposto a batalhar. E em terceiro lugar, vemos a promessa de Deus que lhe disse: Eu serei contigo. Eu estou contigo. “Você pode fazer isso porque eu o ajudarei” (Jz 6.16a).
Assim como chamou Gideão, Deus nos chama para realizar a sua obra. Nossa vida não tem outro propósito senão testemunhar as maravilhas de Deus. É claro que cada um tem um chamado específico. Devemos orar pedindo a Deus que revele a sua vontade em nossa vida. Mas é certo que quando Deus nos chama, ele quer que sejamos dedicados e que tenhamos zelo pela sua obra. E o mais importante é lembrar que o Deus que chama é o Deus que capacita. Em Juízes 6.34 lemos que o Espírito de Deus revestiu a Gideão. Ele passa então a convocar seu exército para a grande batalha contra o inimigo.
O Senhor é a minha força.
Comentários
Postar um comentário