Leitura Bíblica: Salmo 139.7-10
O SENHOR dos Exércitos está conosco; o Deus de Jacó é o nosso refúgio (Sl 46.1).
Certo puritano, chamado John Arrowsmith, contou que um filósofo pagão certa vez perguntou: Onde está Deus? O cristão respondeu: Deixe-me primeiro perguntar-lhe Onde Ele não está? William MacDonald conta que certo ateu escreveu em uma parede: “Deus está em lugar nenhum” (God is nowhere, em inglês). Então uma criança passou por ali e mudou a divisão das palavras de forma que dissesse: “Deus está aqui agora” (God is now here). Que verdade consoladora! Deus está presente, Deus está aqui, agora, ao nosso lado. Ele não se limita a apenas um lugar Ele está presente em todos os lugares ao mesmo tempo.
MacDonald, sobre este assunto, faz um alerta importante: “Quando falamos de onipresença, precisamos tomar cuidado para não confundi-la com panteísmo. Este diz que tudo é Deus. Em alguma de suas variações, os homens adoram a árvores ou rios ou forças da natureza. O verdadeiro Deus controla e enche o Universo, mas Ele próprio está separado do Universo e é maior que este”.
Não adoramos a criatura, adoramos o criador, este está sempre presente. Deus não somente existe, é real e onipresente (Jr 23.24). A onipresença de Deus representa proteção. Deus atende prontamente, não está distante, não demora a chegar. Está disponível e cuida de nós. Com seu amor cuidadoso nos protege dos perigos e, quando enfrentamos as tempestades, ele nos abriga em suas asas. A onipresença de Deus é um lembrete de que dele não podemos fugir. Não podemos nos esconder de Deus. Nada está oculto aos seus olhos. Até mesmo os nossos pensamentos são conhecidos. Devemos respeitar sua presença e temer a Deus. A onipresença de Deus é uma constante oportunidade para glorificarmos o seu nome. Glorificamos a Deus pela sua companhia, pelas suas obras. Nos alegramos na presença de Deus e manifestamos esta alegria em nossas orações e em nossos pensamentos de gratidão.
Desfrute da presença de Deus.
Comentários
Postar um comentário