Leitura Bíblica: Deuteronômio 34.1-5
Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo (Jó 11.18).
Moisés não pôde entrar na terra prometida. Mas antes de morrer, ele pôde contemplar o lugar onde o povo de Deus viveria. O texto diz que Moisés subiu ao monte Nebo e Deus lhe mostrou toda a terra. Disse o Senhor a Moisés: “Esta é a terra que, sob juramento, prometi a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei; eu te faço vê-la com os próprios olhos; porém não irás para lá” (Dt 34.4). O que será que passou pela mente de Moisés nesta hora? Talvez um pouco de tristeza por ter desobedecido a Deus e, por sua ira, ferido a rocha quando Deus disse que era para ele falar. Mas também alegria pelo dever cumprido, por saber que mesmo sem ele, muitos iriam prosseguir na caminhada. Este momento não foi um momento de punição, mas um momento de consolo. Sabemos que ele não entrou naquela terra, mas morreu e pôde entrar na verdadeira terra prometida, pôde desfrutar da melhor herança. Não morou com o povo de Deus em Canaã, mas foi morar com o Senhor nos céus.
Em alguns momentos da vida, Deus interrompe os nosso planos. Pessoas partem, perdemos um emprego, mudamos de cidade. O fim de certos sonhos fazem parte do plano de Deus em nos lembrar de seu propósito maior em nossa vida. Muitas vezes ficamos sem entender porque Deus nos permitiu chegar tão perto de certas realizações, para depois de contemplá-las, perdê-las de vista. Acredito que, como no caso de Moisés, perdemos muitas oportunidades devido ao nosso pecado ou por nos afastarmos de Deus. Alguns sonhos também não se concretizam, pois a realização deles não seria boa para nós. Creio também que não acontecem pois Deus tem algo ainda melhor para a nossa vida.
Independente do que aconteça, devemos manter firme a nossa esperança e confiança em Deus. Mesmo que sintamos por um momento a dor da perda, logo virá o consolo do Senhor. Os mesmos olhos que contemplam o que perderam, em breve irão avistar a vitória.
Contemple a beleza ao seu redor.
Comentários
Postar um comentário