Leitura Bíblica: 1Tessalonicenses 5.15-22
Porque este meu filho estava morto e reviveu, estava perdido e foi achado. E começaram a regozijar-se (Lc 15.24).
Infelizmente algumas vezes desprezamos e magoamos a quem mais deveríamos amar. Nossos familiares, nossos amigos e pessoas que precisam de nossa ajuda são tratados com rancor, má vontade e até ignoramos. Pior ainda é quando desobedecemos a Deus, entristecemos e apagamos o Espírito. A Bíblia diz claramente que não devemos agir assim. “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção” (Ef 4.30); “Não apagueis o Espírito” (1 Ts 5.19).
Apagamos o Espírito e desprezamos a Deus quando não damos importância para os seus ensinamentos. E, além de não seguir nos caminhos de Deus, insistimos em tomar a direção contrária. Em nosso egoísmo, preferimos seguir o que nossa vontade deseja. O grande problema é que essa busca egoísta por alegria vai levar a uma enorme tristeza e decepção. Como o filho pródigo, que depois de gastar todo dinheiro que tinha, viu que a casa do pai era o melhor lugar para estar. Quando desprezamos a Deus, caminhamos para a escassez. A aparente força da transgressão irá nos levar à pobreza e nos fazer fracos.
Mas, graças à bondade e misericórdia de Deus, nem mesmo nossa desobediência consegue apagar seu amor por nós. O próprio Espírito Santo tem como ministério soprar vida em nós, nos consolar e restaurar a nossa comunhão com Deus. “Um dos ministérios preferidos do Espírito Santo é nos preencher com o Senhor Jesus Cristo” (William MacDonald). Mesmo que por algum tempo venhamos nos sentir abandonados, mesmo que Deus nos deixe andar por algum tempo como o filho pródigo, ele é o pai que recebe o filho perdido e que aceita nosso pedido de perdão.
Busquemos a Deus e mantenhamos acesa a chama da vida. “Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente” (Tt 2.11-12).
Acenda o amor a Deus e a seu próximo.