Leitura Bíblica: Lucas 15.11-24
Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo (Sl 27.4).
A frase “fique em casa” pode não soar bem aos nossos ouvidos. Lembramos de dias difíceis que passamos com as restrições da Pandemia. Mas ficar em casa, neste caso, se refere à importância de nos mantermos no caminho de Deus, de não nos aventurarmos na busca de lugares distantes dele. Como conta a fábula dos dois pombinhos. Eram felizes. Queriam-se muito e contentavam-se com o que tinham. Mas um deles perdeu a cabeça e, farto de tanta paz, encasquetou na cabeça a ideia de correr mundo. Então partiu. Uma hora depois o céu escurece, os ventos rugem. O imprudente viajante aguenta o temporal inteiro, encolhido numa árvore seca. Sofre horrores; mas salva-se, e quando veio a bonança pôde continuar a viagem. Dirigiu-se a um lindo arrozal, pensando: Que vidão irei passar neste mimoso tapete de verdura! Ai..! Nem bem pousou e já se sentiu preso num laço. Uma hora de desespero, a debater-se. Foi feliz ainda. O laço, apodrecido pelas chuvas, rompeu-se e o pombinho safou-se. Nisto um gavião surge e se precipita sobre ele com rapidez de flecha. O mísero pombinho, atarantado, mal tem tempo de abrigar-se no terreiro de um casebre de lavradores. Desse modo livrou-se do rapinante, mas não pôde se livrar de um menino que, correu para cima dele, atirando pedras. Depois de muitas experiências ruins, voltou para casa. Ao vê-lo chegar, arrastando a asa, depenado, moído de canseira, seu amigo ficou feliz por seu retorno ao lar.
Esta fábula nos lembra a história do filho pródigo que saiu de casa e foi viver a vida, mas logo percebeu que os prazeres do mundo não eram mais importantes do que poder estar na casa de seu pai. Deus nos chama para habitar em sua presença. Nada é mais importante que isso. Deus nos amou e temos o privilégio de sermos chamados seus filhos. Fique em casa, não deixe o seu lar, não se afaste da casa de Deus.
Bom é estar junto a Deus.