Leitura Bíblica: Romanos 8.26-28
E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve (1 Jo 5.14).
“Edifiquem-se, orando no Espírito”. Estas palavras de Judas são uma importante orientação para nós que queremos ter uma vida de santidade (Leia Judas 1.20-21). É possível permanecer firme mesmo diante das tentações e más influências, edificando e construindo no alicerce da oração.
Deve ficar claro que orar no Espírito não se refere a falar em línguas como muitos entendem. Muitos confundem orar no Espírito com um orar sem palavras. Mas, pelo contrário, é orar com palavras e conforme a Palavra. É uma oração que tem sua origem na palavra de Deus. “É orar por aquilo que é coerente com o espírito da vontade de seus desejos, diretrizes e decretos” (MacArthur). Orar no Espírito é orar com o espírito, em concordância com o Espírito. A verdadeira oração edifica nossas vidas. “Pela Palavra conhecemos a vontade de Deus, através da oração encontramos direção para como melhor aplicá-la em nossa vida particular” (MacArthur).
Portanto, precisamos buscar comunhão com Deus e seu Espírito. Precisamos estudar a Bíblia. “Quando oramos no Espírito Santo nos submetemos a ele, descansamos em Sua sabedoria, buscamos a Sua vontade, e confiamos em seu poder” (MacArthur).
Embora não sabendo orar como convém, Deus nos orienta, molda o nosso coração e coloca palavras em nossa boca. Para orar no Espírito, o próprio Espírito Santo nos auxilia. Ele nos ama, ele nos ensina e intercede por nós. Veja o que Paulo diz: “Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis” (Rm 8.26). O Espírito nos ajuda, nos ensinando o que dizer e também intercedendo, falando com Deus, levando pedidos a ele de coisas que nós realmente precisamos. O Espírito Santo fala com Deus em nosso lugar, “porque segundo a vontade de Deus é que ele (o Espírito Santo) intercede pelos santos” (Rm 8.27).
A oração no Espírito não fica sem resposta.