Leitura Bíblica: Êxodo 18.13-23
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ec 3.1).
Nosso texto base conta que o sogro de Moisés questiona a maneira que ele estava fazendo o seu trabalho: “Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr do sol?” (Êx 18,14). Sobre isso, Moisés respondeu: “É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus”. Seu sogro Jetro, então, lhe dá um excelente e inteligente conselho: peça ajuda, procure pessoas que possam ser chefes de grupos menores. Assim as causas mais simples nem precisariam passar por Moisés.
Hoje os tempos mudaram, ficou muito mais fácil lidar com muita gente. Sem perceber, muitos falam diariamente com centenas de pessoas, respondem e enviam mensagens, dão cursos on-line e muito mais. Hoje os tempos mudaram, mas ainda cometemos o mesmo erro de Moisés, só que não paramos no pôr do sol. Agora, através da internet, as pessoas têm acesso 24 horas e, se não tivermos equilíbrio, vamos trabalhar sem parar. Precisamos aprender a organizar o nosso tempo, sabendo quais são as nossas prioridades. Quando não sabemos o que devemos fazer, seremos guiados pelos apelos das pessoas, dos muitos trabalhos, dos prazeres e desejos. Quando digo que temos que organizar o tempo, não quero dizer que precisamos eliminar as muitas tarefas para ficar à toa. Precisamos organizar o tempo para ter liberdade de cumprir todas as tarefas pelas quais fomos chamados por Deus para fazer. Ter tempo para dedicar àquilo que devemos realmente fazer. É importante notar que devemos organizar o tempo, não para ter mais tempo para nós e, menos para os outros. Devemos organizar nosso tempo para poder servir melhor os outros e isso inclui ter tempo para nós mesmos.
Organize melhor seu tempo, delegue poderes, peça ajuda a outras pessoas e dedique mais tempo ao que realmente é mais importante.
Equilibre e organize sua agenda.
Comentários
Postar um comentário