Leitura Bíblica: Deuteronômio 5.31-33
Ensina-me, SENHOR, o caminho dos teus decretos, e os seguirei até ao fim (Sl 119.33).
Andar e permanecer no caminho é a forma de chegarmos a um destino específico. Pense em uma viagem que você faz. Mais importante do que estar na estrada correta é a direção que você toma. Mais importante do que os lugares que passamos durante a nossa viagem e o destino é a direção que estamos seguindo. Embora gostemos de uma boa estrada, de bons restaurantes e lugares para descansar durante a viagem, sabemos que, mesmo andando em uma estrada ruim e sem muitos atrativos, se estamos na direção certa iremos chegar do mesmo jeito.
Existem dois sentidos e devemos ir na direção do destino que queremos chegar. Na vida, temos um bom caminho a seguir. Ele nos conduz a Jesus, nosso destino é a vida eterna. Devemos andar pelo caminho traçado pelo Senhor, seguindo na direção certa. Não em caminhos tortuosos que nos afastam de Deus e conduzem à perdição. “Permaneçam no caminho que o Senhor, seu Deus, ordenou que seguissem. Assim, terão vida longa e plena na terra que em breve vocês possuirão” (Dt 5.33 - NVT). Permanecer no caminho, sem distrações, seguindo na direção, é a maneira que devemos viver.
Em qual caminho temos andado, como temos nos movimentado? A viagem é lenta, mas constante, e as decisões de cada dia são importantes. O progresso acontece quando nos conduzimos no caminho da vida. “Nossa existência é a soma de comportamentos alicerçados nas decisões que tomamos, e cada uma delas tem um resultado espiritual. Cada ato produz um movimento em nossa vida que tem apenas dois possíveis desfechos: ou nos leva para mais perto de Cristo, ou para mais longe dele. O movimento é decidido pela soma das escolhas que fazemos cada dia, a cada momento da vida, estejamos cientes disto ou não. É por isto que é urgente sensibilizar o nosso coração para a ação do Espírito de Deus, a fim de que, a cada passo, Ele nos indique as decisões corretas” (Christopher Shaw).
O Senhor dirige os nossos passos.