Pular para o conteúdo principal

Melhor resposta

Leitura Bíblica: 1 Pedro 3.8-12

A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira (Pv 15.1).


Imagine a seguinte situação. Dois homens estão discutindo. Um deles fala irado e o outro rebate com uma resposta afiada. Um ataca com raiva e o outro contra-ataca com igual intensidade. Nenhum dos dois está disposto a parar para que seu silêncio não seja considerado sinal de fraqueza ou de derrota e, então, o fogo aumenta de intensidade e esta bola de ódio rola para frente e para trás. Agora, mude a cena. Um homem lança um ataque verbal contra seu oponente, mas não leva fogo de volta. Ele tenta provocá-lo, irritá-lo, difamá-lo e envergonhá-lo, mas o outro homem se recusa a entrar no combate. Por fim, o adversário percebe que está perdendo seu tempo e se retira, resmungando e reclamando. William MacDonald comenta: “O fogo se apagou porque o acusado recusou-se a alimentá-lo”. Provérbios 26.20 fala exatamente isso: “Sem lenha, o fogo se apaga; e, não havendo maldizente, cessa a contenda”. 

Como nos comportamos diante dos problemas e pessoas que nos contrariam? Somos os que colocam mais lenha na fogueira ou os que tentam apagar? Quando questionado a respeito de alguma coisa e não conseguindo chegar a um acordo, um professor sempre dizia: “Bom, irmão, quando chegarmos ao céu, um de nós estará errado e talvez seja eu”. Essa resposta sempre calava seu adversário. Como nós ouvimos críticas? Ficamos ofendidos, agredimos também os outros ou guardamos rancor?  Uma outra resposta interessante seria: “Irmão, fico feliz que você não me conheça melhor, porque se conhecesse, teria muito mais para criticar”. 

Devemos aproveitar o tempo com coisas boas e não com questões insensatas, que só levam a contendas. Devemos dedicar nossa inteligência para ajudar o próximo e não para nos defender dos acusadores. Devemos crescer na graça e no conhecimento de Deus e não na capacidade de argumentar e “vencer” quem não concorda com alguma de nossas opiniões.  


A vida é curta para ser gasta em autodefesa. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

E-books dos livros

Livro mensagens diárias E-books na Amazon Mensagens Diárias 9 - https://a.co/d/h4iP1oj Mensagens Diárias 7 - https://a.co/d/2wDSJiz PDF na hotmart Mensagens Diárias 1 -   https://pay.hotmart.com/I87675127Q Mensagens Diárias 2 -   https://pay.hotmart.com/K87815875W Mensagens Diárias 3 - https://pay.hotmart.com/E87815918X Mensagens Diárias 4   - https://pay.hotmart.com/X87815923P Mensagens Diárias 5 - https://pay.hotmart.com/D87815934P Mensagens Diárias 6   - https://pay.hotmart.com/O87815953W Mensagens Diárias 7 - https://pay.hotmart.com/H87815973Q Mensagens Diárias 9 - https://pay.hotmart.com/H87816003U O livro mensagens diárias traz uma meditação para cada dia do ano.  Passagens bíblicas, ilustrações, histórias interessantes.  O autor também escreve para o Presente Diário da Rádio Trans mundial a mais de 15 anos. Escreveu o livro mensagens diárias (8) da Editora Cultura Cristã em 2022.

Queimem os navios

Leitura bíblica: Lucas 9.61-62 E a mulher de Ló olhou para trás e converteu-se numa estátua de sal (Gn 19.26). Como nos comportamos diante das adversidades? “Os grandes navegadores devem sua reputação aos temporais e tempestades” (Epicuro).   A vitória é fruto da persistência e da resistência. Quem desiste antes do tempo está desperdiçando tudo que já conquistou. Conta-se que quando Fernando Cortez, vindo da Espanha no ano de 1519, aportou às praias mexicanas, com algumas centenas de soldados, para conquistar o território, perguntou-lhes quais os que desejavam regressar à pátria, receosos das lutas que os esperavam contra os indígenas do México. Ninguém se apresentou. Então mandou o arrojado aventureiro lançar fogo em todos os navios em que tinham vindo para América, reduzindo-os a cinzas, a fim de cortar de vez toda e qualquer esperança de regresso ou fuga. Agora era vencer ou morrer.   Em nossa vida enfrentamos batalhas diariamente. Por mais que estejamos com medo, ou nos sentindo fr

Estou aqui

Leitura bíblica: João 1.10-14 Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo (Ap 3.20). Ano novo! O que nos espera? O que iremos conquistar? Isso depende dos caminhos nos quais iremos andar e na companhia de quem iremos seguir.   Existem dois caminhos: O caminho que leva para perto de Deus, que é um caminho que diz sim para o sim de Deus e não para o não de Deus. E existe o caminho que leva para longe de Deus, que é um caminho que diz sim para o não de Deus e diz não para o sim de Deus. A boa notícia para o ano novo é que podemos andar no bom caminho. Podemos seguir nossa vida ao lado de Jesus. Edward Welch disse: “A melhor notícia que ouviremos é que pela fé, todo crente tem pleno acesso, como sacerdote, para aproximar-se corajosamente do trono da graça”. Jesus disse: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)