Leitura Bíblica: Deuteronômio 4.1-8
Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando (Jo 15.14).
Conta-se que um menino estava sentado junto ao portão de acesso à propriedade de seu pai, quando Napoleão se aproximou com seus homens para cruzá-la. Como o menino o impedia, zangado. O imperador gritou com ele: Menino, eu sou Napoleão Bonaparte, o imperador. Abra esse portão! Muito educado, o menino tirou o chapéu, e perguntou: O senhor vai querer que eu desobedeça a meu pai? Este portão está fechado. Aqui ninguém passa, conforme meu pai determinou! E aquele menino foi honrado pelo ato de obediência.
Precisamos ouvir e obedecer a Deus. Ele é nosso pai e sabe o que é melhor para nós. Seus mandamentos são mais importantes do que qualquer outra coisa, a sua autoridade é maior do que a dos poderosos. Iremos nos submeter a Deus?
Em nosso texto base, vemos Moisés orientando o povo a guardar a lei de Deus. “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais” (Dt 4.1). Eles deveriam não somente conhecer a lei, mas praticá-la. Obedecer aos ensinamentos de Deus é o que traz paz e equilíbrio a nossa vida. O contrário é sempre um perigo. O caminho da desobediência é um caminho de trevas e maldição.
Obedecer ao Pai, além de ser uma bênção para a nós, é o que nos faz realmente testemunhar e nos torna capaz de abençoar outras pessoas. Assim como o testemunho do menino fez um imperador honrá-lo, quando obedecemos a Deus, iremos demonstrar ao mundo o que ele realizou em nossa vida. “Guardai-os, pois, e cumpri-os, porque isto será a vossa sabedoria e o vosso entendimento perante os olhos dos povos que, ouvindo todos estes estatutos, dirão: Certamente, este grande povo é gente sábia e inteligente” (Dt 4.6). Todos vão perceber a intimidade que temos com o nosso Pai.
Obedecer a Deus é um alto privilégio que temos. Precisamos conhecê-lo e obedecê-lo, vivendo na prática de seus ensinamentos.
A lei de Deus nos torna sábios.