Leitura Bíblica: Eclesiastes 2.9-11
Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente (Sl 16.11).
Muita coisa evoluiu. Hoje temos uma nova forma de ouvir músicas, assistir filmes. Temos diversas formas de fazer compras, acesso a todo tipo de produto. Também temos todo tipo de informação disponível. Tudo está ao nosso alcance. A pergunta que fica é: Estamos satisfeitos, ou será que queremos ainda mais? Gregg Easterbrook diz: “A vida melhora enquanto as pessoas se sentem piores. Temos mais a cada dia de quase tudo, exceto felicidade. Na verdade, quanto mais possuímos, mais infelizes ficamos, pois sabemos que jamais seremos capazes de ter tudo que queremos”.
Mesmo não vivendo em dias tão modernos, Salomão chegou a esta mesma conclusão. Ele disse: Fui rico, consegui o que desejei, trabalhei bastante, mas vi que tudo era vaidade, nada daquilo que conquistei tinha real proveito. “Se fôssemos capazes de encontrar satisfação duradoura nos prazeres terrenos, jamais reconheceríamos nossa necessidade de Deus. Se todos os prazeres debaixo do sol não conseguem satisfazer nossas almas, então precisamos olhar para além deste mundo, para Deus no céu” (Philip Graham). C. S. Lewis escreveu: “A maioria das pessoas, se realmente tivessem aprendido a olhar seus próprios corações, saberiam que aquilo que desejam, e desejam ardentemente, é algo que não pode ser encontrado neste mundo. Há todo tipo de coisas neste mundo que prometem dá-lo a você, mas elas nunca conseguem cumprir sua promessa”.
Ter alegria e prazer independe das circunstâncias e das posses. Como relata o testemunho de uma senhora muito pobre: “Não me lembro de ter vivido tempos mais felizes na minha alma do que quando estive trabalhando, com nada diante de mim além de uma vela e um tecido branco, e ouvindo nada além da minha própria respiração, com Deus na minha alma e o céu nos meus olhos”.
A verdadeira paz e satisfação só encontra quem, no lugar de viver para o seu próprio prazer, busca com sua vida glorificar a Deus e se alegrar nele.
A felicidade está com Deus.
Comentários
Postar um comentário