Leitura Bíblica: 2 Coríntios 12.7-10
E Deus escolheu as coisas humildes do mundo, e as desprezadas, e aquelas que não são, para reduzir a nada as que são (1 Co 1.28).
Diante de alguma tarefa importante muitas vezes pensamos: Eu não vou conseguir. Eu não tenho capacidade. Mas é interessante como Deus nos capacita a fazer coisas que nunca faríamos. Se fosse depender de nossos talentos naturais, muitas coisas não seríamos capazes de fazer. Como disse James Banks: “Deus gosta de usar pessoas que o mundo ignora”. Um exemplo disso foi William Carey. Ele foi criado numa pequena vila nos anos de 1700 e tinha pouca educação formal. Teve pouco sucesso em seu trabalho e viveu na pobreza. Porém, Deus lhe deu uma paixão por compartilhar as boas novas e o chamou para ser missionário. Carey aprendeu grego, hebraico e latim e traduziu o Novo Testamento para o bengalês. Hoje, ele é considerado o “pai das missões modernas”, mas, numa carta ao sobrinho, ele fez uma avaliação humilde de suas habilidades: “Posso caminhar e perseverar”. Quando somos chamados a uma missão, realmente só precisamos disso: Caminhar na direção do chamado e perseverar, ou seja, não abandonar o chamado, não desistir. Quando Deus nos chama para uma tarefa, ele nos concede forças para realizá-la, independentemente de nossas limitações.
Duas coisas são importantes lembrar. Primeiro, que ninguém é incapaz de realizar a obra de Deus. Como diz a antiga frase: “Deus não chama os capacitados e sim, capacita os chamados”. Não podemos e nem devemos usar como desculpa a incapacidade para não fazer algo para o qual fomos chamados. Em segundo lugar, precisamos atentar para o perigo de passar para o outro extremo. Aquele que não se considerava incapaz, vendo a obra de Deus sendo realizada por ele, passa a se vangloriar. Corremos o perigo de sermos levados pela soberba. Muitas pessoas tomam a glória que é de Deus para si. Devemos pedir a Deus que possamos vencer as nossas limitações, mas também para que não nos engrandeçamos com a grandeza das relevações.
Dedique-se à obra de Deus.