Leitura Bíblica: Salmo 104.19-23
Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus (1 Pe 4.10).
Um automóvel havia encalhado em certo ponto de mau caminho, num atoleiro. E agora? Agora é procurar bois na vizinhança e arrancá-lo à força viva. Assim se fez. Arranjam os bois - uma junta. Atrelam-na ao carro e principia a luta. Vamos, Malhado! Puxa, Cuitelo! Os bois estiram os músculos num potente esforço, espicaçados pelo aguilhão. Mas não basta. É preciso que todos, serviçais e passageiros, metam ombros à tarefa e, empurrando de cá, levantando de lá, ajudem o arranco dos bovinos. A mosca aparece. Assunta o caso e resolve meter o bedelho onde não é chamada. E toda aflita começa - voa daqui, pousa ali, zumbe à orelha de um, pica no focinho de outro, atormenta os bois, atrapalha os homens - a multiplicar-se de tal maneira que dá a impressão de ser não uma só, mas um enxame inteiro de moscas infernais. O carro, afinal, saiu do atoleiro. Ufa! Que trabalhão me deu - disse a mosquinha enxugando o suor da testa.
A ajuda e o auxílio de todos é importante. Seja em uma igreja, desenvolvendo e colocando em prática seus dons. Seja no trabalho, cumprindo seu papel, exercendo a sua profissão com empenho. Seja como cidadão na sociedade, pagando seus impostos, respeitando as leis e ajudando no que for possível.
Todos nós devemos entender qual é a nossa parte no trabalho que devemos realizar. Hoje vemos muita gente fazendo papel de mosca. Zumbindo por todo lado, irritando as pessoas e ainda achando que está desempenhando um grande papel na sociedade. Seja útil! Devemos buscar fazer o melhor durante o tempo que temos. Quantas vezes queremos fazer algo por alguém ou fazer alguma atividade e somos impedidos pela distância. Devemos aproveitar as oportunidades de trabalhar no lugar que Deus nos colocou. Que Deus nos faça enxergar o nosso lugar e coloquemos a mão na massa, pois quem não trabalha, dá trabalho.
Servir ao próximo é servir a Deus.